terça-feira, 9 de setembro de 2014

História da Arte e Cinema: Heterotopias.

O ciclo é composto de filmes que permitem explorar temas da história da arte a partir da tela do cinema. A escolha dos filmes é orientada pelo propósito de discutir, após sua exibição, e a cada sessão, temas da história das artes visuais a partir da maneira como o cinema associa-se a eles, explorando pontos de vista e variações interpretativas, modos de ser e de fazer compreensões sobre a arte. Coordenação de Luís Edegar Costa.


O fantasma do futuro (Kôkaku Kidôtai, Japão, 1995, 82) dir. Mamoru Oshii

Fonte: www.google.com.br/imagens


10 de setembro – quarta-feira – 19 horas

A animação japonesa O Fantasma do Futuro é um filme de ficção científica de 1995, dirigido por Mamoru Oshii e baseado no mangá homônimo de Masamune Shirow. O filme nos mostra um mundo onde uma rede de inteligências constrói e se vê construída por uma vivência humana e suas singularidades orgânicas, manipulando a história humana, suas vicissitudes e os processos que possibilitam sua existência. Comentários: Bruno Dorneles (formado em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal; licenciando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS).


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS - Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário