terça-feira, 21 de outubro de 2014

6ª edição do FESTin recebe filmes lusófonos até 15 de dezembro de 2014.




De 8 a 15 de abril de 2015, o Cinema São Jorge será novamente a casa do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, reunindo dezenas de filmes oriundos dos países da CPLP, que recentemente passou a integrar nove nações: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os filmes concorrentes às sessões competitivas deverão ser exclusivamente de expressão portuguesa e terem sido finalizados entre janeiro de 2013 e novembro de 2014, com a duração mínima de setenta (70) minutos no caso dos longas-metragens e a duração máxima de vinte e cinco (25) minutos no caso dos curtas-metragens.

No ano em que serão já precisas duas mãos para contar as etapas desta aventura à descoberta do cinema falado em português, o FESTin foca a sua atenção no Sudeste Asiático e homenageia um dos mais recentes países do mundo: Timor-Leste.

Para além das três sessões de competição (de longas e curtas-metragens de ficção; e documentários), o festival voltará a integrar as Mostras de Cinema Brasileiro, Inclusão Social, InfantoJuvenil, País Convidado, bem como mostras especiais a anunciar.

O FESTin é uma coprodução Padrão Actual e EGEAC – Cinema São Jorge. Ao longo de cinco edições foram exibidas cerca 340 produções em língua portuguesa. Na 5ª edição do festival, em abril de 2014, foram apresentados 76 filmes, que alcançaram mais de 7000 espetadores, um aumento de 30% de procura do público em relação a 2013.


Fonte: Departamento de Imprensa do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário