domingo, 12 de outubro de 2014

Itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental começa em outubro.

O festival vai percorrer 17 cidades até 14 de novembro com os melhores filmes sobre questões socioambientais


A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegou à sua terceira edição em 2014 e exibiu em março os mais importantes filmes internacionais e brasileiros sobres questões socioambientais, premiados em grandes festivais. A partir de 18 de outubro, 28 desses filmes vão compor a Itinerância da mostra, que vai percorrer 8 unidades do Sesc na capital e 16 cidades do interior de São Paulo, com sessões gratuitas e debates com especialistas em diversas áreas e cineastas.

Dentre os destaques da programação, estão “A Escala Humana” (Dinamarca), de Andreas M. Dalsgaard; “Blackfish - Fúria Animal” (EUA), dirigido por Gabriela Cowperthwaite; “Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?” (Reino Unido), de Candida Brady; “A Crise Global da Água” (EUA), de Jessica Yu; “A Síndrome de Veneza” (Itália), de Andreas Pichler; “Metamorphosen” (Alemanha), de Sebastian Mez; e os vencedores da mostra Competitiva Latino-Americana: “Deserto Verde” (Argentina), de Ulises de la Orden, que levou o prêmio do Júri de Melhor Filme; e “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, ganhador do Prêmio do Público.

A mostra itinerante vai contemplar também uma programação de filmes infantis, sessões especiais para escolas e um circuito universitário, além da realização de 18 debates. Os filmes serão exibidos em unidades do Sesc, salas de cinema, centros culturais, universidades, escolas e espaços públicos; nas cidades de Araraquara, Bauru, Birigui, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Cubatão, Itu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Santos e Taubaté.

Em Bragança Paulista, Santos, Sorocaba e Cubatão, a Mostra Ecofalante vai promover um programa de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos sobre o uso de filmes como material didático e atividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos. As aulas e orientações técnicas serão ministradas pelos professores e especialistas Claudio Aguiar Almeida e Gina Rizpah Besen.

Mostra Competitiva

Desde 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental já exibiu mais de 170 filmes e contabiliza um público de mais de 30 mil espectadores em todas as edições realizadas na capital e no interior, tornando-se um dos maiores festivais do Brasil sobre as questões socioambientais.

Neste ano, foi realizada pela primeira vez uma mostra competitiva com filmes latino-americanos. O objetivo foi promover a integração e o intercâmbio entre os realizadores e abrir espaço para debates sobre temas ambientais de todo o continente. Ao todo, foram inscritos mais de 100 filmes latinos e selecionadas obras da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Peru e Uruguai.

O júri, composto por Evaldo Mocarzel, Paulina Chamorro e Fabio Luiz Vasconcelos, premiou como Melhor Filme o argentino “Deserto Verde”, de Ulises de la Orden. A obra trata sobre o uso de agrotóxicos e fomenta a discussão sobre segurança alimentar e o uso da terra, em uma denúncia contra o descaso com a saúde. O Prêmio do Público foi concedido ao longa-metragem brasileiro “Amazônia Desconhecida”, de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, que enfoca os conflitos da região amazônica.

Além das produções latinas, foram apresentados filmes de 19 países, como Alemanha, Bélgica, Camboja, Canadá, China, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Japão, Luxemburgo, Reino Unido, Suécia, Suíça e Turquia.

“A Mostra Ecofalante é uma plataforma de informação e conhecimento que discute questões importantes a partir de uma produção audiovisual que não chegava às salas brasileiras”, explica Chico Guariba, diretor da Mostra. “É uma oportunidade única de assistir a estes filmes e um espaço para promover o debate e a reflexão sobre questões do nosso dia a dia.”

A Itinerância é realizada por meio de uma parceria entre a Ecofalante e o Sesc São Paulo, com patrocínio da Reciclo PepsiCo, White Martins, Eaton, Santher, Mondelez, e apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura – Programa de Ação Cultural 2013.

Confira a lista completa dos filmes que serão exibidos, de acordo com o tema:

CAMPO

Sinfonia do Solo
Symphony of the Soil
Dir. Deborah Koons Garcia
EUA, 2012, 104’
O filme analisa nossa relação com o solo, seu uso e abuso na agricultura, desmatamento e desenvolvimento, e as últimas pesquisas científicas sobre o papel fundamental do solo na melhoria das questões ambientais mais desafiadoras de nosso tempo. Ao compreender as relações elaboradas e mútuas entre o solo, água, atmosfera, plantas e animais, passamos a apreciar a natureza complexa e dinâmica deste recurso precioso.

Trailer: http://vimeo.com/84580449


Vozes da Transição
Voices of Transition
Dir. Nils Aguilar
França, 2011, 66’
Como iremos manter nossa alimentação no futuro? Quais são as alternativas à agricultura industrial? Como podemos fazer uma transição para um sistema econômico verdadeiramente resistente? Vozes da Transição discute tais questões e apresenta respostas inspiradoras.

Trailer: http://vimeo.com/86525991


CIDADES

A Escala Humana


The Human Scale
Dir. Andreas M. Dalsgaard
Dinamarca, 2012, 83’
50% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2050, esse número chegará a 80%. Viver em uma megacidade é tanto encantador quanto problemático. Hoje enfrentamos escassez de petróleo, mudanças climáticas, solidão e diversos problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida. Mas por quê? O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

Trailer: http://vimeo.com/85245123


A Síndrome de Veneza
The Venice Syndrome
Dir. Andreas Pichler
Itália / Áustria, 2012, 80’
Veneza vive sob a enorme pressão do turismo de massa - e vive disso. A cidade deixou de existir como uma estrutura urbana, foi abandonada por seus habitantes e está caindo em decadência física, social e moral. O filme é um retrato de uma cidade magnífica no processo de autodestruição.

Trailer: http://vimeo.com/84389082


Ecumenópolis: A Cidade Sem Limites
Ecumenopolis: City Without Limits
Dir. Imre Azem
Turquia / Alemanha, 2011, 93’
O filme conta a história de Istambul e outras megacidades em um caminho neoliberal em direção à destruição. Ele acompanha a história de uma família migrante, da demolição de seu bairro à sua luta contínua pelo direito à moradia.

Trailer: http://vimeo.com/84586674


Guerra de Areia
Sand Wars
Dir. Denis Delestrac
Alemanha, 2013, 74’
Depois da água, a areia é o recurso natural mais consumido no planeta. Como consequência, as limitadas reservas de areia estão ameaçadas. Uma “guerra de areia”, iniciada por explosões de prédios, crescem em todo o lugar e ¾ das praias do planeta estão diminuindo e destinadas a desaparecer, vítimas da erosão e – por mais incrível que pareça – do contrabando de areia.

Trailer: http://vimeo.com/84586673


Tokyo Waka
Tokio Waka
Dir. John Haptas & Kristine Samuelson
EUA / Japão, 2013, 63’
Tokyo Waka é tanto um retrato lírico cuidadosamente construído de Tóquio e seus habitantes quanto uma representação da surpreendentemente rica vida dos corvos. É um encapsulamento evocativo da Tóquio pós-bolha, quando as pessoas pegas no fluxo das mudanças buscam seus portos seguros precários perante um futuro incerto.

Trailer: http://vimeo.com/84389081


ECONOMIA

Black Fish - Fúria Animal


Blackfish
Dir. Gabriela Cowperthwaite
EUA, 2012, 83’
A história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem este documentário, que explora o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar a nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos.

Trailer: http://vimeo.com/86530076


Os Sub-Humanos
Redemption Impossible
Dir. Claus Strigel & Christian Rost
Alemanha, 2013, 90’
Em um safari hermeticamente fechado na Áustria, os desafios morais de nossa civilização colidem sob uma lupa: culpa, responsabilidade, redenção. Quarenta chimpanzés sobreviveram a experimentos com o vírus HIV "servindo à humanidade." Traumatizados, altamente agressivos e mentalmente isolados. Hoje, quatro cuidadoras administram um projeto de reabilitação único, onde as vítimas reaprendem a se tornar macacos.

Trailer: http://vimeo.com/84300959


Planeta Re:pense
Planet Re:Think
Dir. Eskil Hardt
Dinamarca, 2012, 89’
Como medimos nossas riquezas invendáveis? E como colocamos um verdadeiro preço em nossas conquistas? Planeta RE:pense apresenta uma intrínseca e convincente relação entre a destruição ambiental e a crise financeira global, ilustrada na falácia fundamental do modelo do PIB, através do qual medimos riquezas nacionais.

Trailer: http://vimeo.com/84387553


ENERGIA

Metamorphosen
Metamorphosen
Dir. Sebastian Mez
Alemanha, 2013, 84’
Estabelecidos na região Ural, do sul da Rússia, o filme conta a história de pessoas que moram em um dos lugares mais contaminados por radiação do planeta. Fato desconhecido pelo público, a região foi irradiada repetidamente por diferentes acidentes da instalação nuclear Mayak, a primeira a produzir material físsil para armas nucleares da União Soviética, ainda hoje ativa. O filme capta um perigo que não é perceptível ou visível, assim como a força das pessoas que têm que lidar com ele.

Trailer: http://vimeo.com/84578335


Promessa de Pandora
Pandora's Promise
Dir. Robert Stone
EUA, 2013, 87’
Todos os ambientalistas e ativistas políticos de esquerda se opõem à energia nuclear, certo? Errado. Todos nós sabemos que os vazamentos nucleares em Chernobyl, Three Mile Island e agora Fukushima sinalizam o potencial de um holocausto nuclear global, certo? Errado. E se tudo o que sabíamos sobre a energia nuclear estivesse errado? E se a energia nuclear for a única fonte de energia que tem a capacidade de parar as mudanças climáticas? O ex-crítico da energia nuclear e documentarista Robert Stone examina algumas das crenças generalizadas sobre os perigos da energia nuclear em um filme esclarecedor e fascinante.

Trailer: http://vimeo.com/84389083


POVOS E LUGARES

Defensores do Ártico
Arctic Defenders
Dir. John Walker
Canadá, 2012, 90’
Defensores do Ártico conta a notável história iniciada em 1968 com um movimento radical Inuit que mudaria o cenário político para sempre. Ele levou à maior reivindicação de terras da história da civilização ocidental, orquestrada pelos jovens visionários Inuit com um sonho: a governança do seu território – a criação de Nunavut. A história revela o lado obscuro da ameaça do Canadá à soberania no norte e encontra esperança e inspiração a partir da determinação Inuit que mudou as regras do jogo.

Trailer: http://vimeo.com/84301506


Floresta dos Espíritos Dançarinos
Forest Of The Dancing Spirits
Dir. Linda Västrik
Canadá / Suécia, 2013, 104’
Akaya, Kengole, Dibota e seus amigos e família são caçadores-coletores (e também grandes contadores de histórias), que nos guiam através do seu mundo na floresta tropical da bacia do Congo. Eles explicam suas origens, mitos e o sentido bastante espiritual que dão à vida. O filme acompanha a singular vida comunitária do grupo ao longo de muitos anos. Nós testemunhamos a prática de sua espiritualidade nas situações mais difíceis. Sua religião é lúdica e muito criativa para lidar com as questões profundamente sérias da vida e da morte, e pode ser a mais antiga religião praticada hoje.

Trailer: http://vimeo.com/84302364


FILMES DA COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

Amazônia Desconhecida
Unknown Amazon
Dir. Daniel Augusto & Eduardo Rajabally
Brasil, 2013, 70’
Documentário sobre os conflitos na Amazônia brasileira hoje. O filme acompanha o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço, como índios, fazendeiros, sem terra, garimpeiros, entre outros. Entrevista cientistas, especialistas e personalidades, com objetivo de mapear qual o perfil atual e as consequências da ocupação humana da Amazônia brasileira.

Trailer: http://vimeo.com/85264674


Deserto Verde
Green Desert
Dir. Ulises de la Orden
Argentina, 2013, 84’
O uso de produtos químicos na produção agrícola tem mais de um século. Diferentes pesticidas têm sido utilizados, sempre escondendo os efeitos prejudiciais à saúde. Mas o enorme avanço das fronteiras agrícolas levou o uso dessas substâncias a uma situação de abuso, intervindo na produção de milhões e milhões de hectares: alimento que chega à nossa mesa, juntamente com o veneno. Existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o mundo sem nos intoxicar. Não vamos engolir o contrário.

Trailer: http://vimeo.com/85264672


MOSTRA ESCOLAS / CIRCUITO UNIVERSITÁRIO

A Crise Global da Água
Last Call at the Oasis
Dir. Jessica Yu
EUA, 2011, 105'
A Crise Global da Água apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud'homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon.

Trailer: http://is.gd/weReCB


Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?
Trashed – No Place for Waste
Dir. Candida Brady
Reino Unido, 2012, 97’
Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

Trailer: http://vimeo.com/86043508


INFANTIL

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos
Animals United
Dir. Holger Tappe e Reinhard Klooss
Suíça / Alemanha, 2010, 93’
Quando uma enorme barragem e um resort bloqueiam o abastecimento de água da planície africana, os animais – muitos deles inimigos implacáveis – se unem para fazer as coisas voltarem ao normal.

Trailer: http://is.gd/hM8siI


Zarafa
Zarafa
Dir. Rémi Bezançon, Jean-Christophe Lie
França / Bélgica, 2013, 78’
Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada, que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.

Trailer: http://is.gd/SMH3I5


SESSÕES ESPECIAIS DE FILMES BRASILEIROS

Aterro
Aterro
Dir. Marcelo Reis
Brasil, 2011, 72’
Belo Horizonte é uma cidade planejada, construída e inaugurada sob os preceitos progressistas do final do século XIX. Em cerca de meio século, sua produção de lixo ultrapassou os limites do sistema de gestão de resíduos e todo o lixo passou a ser jogado a céu aberto a menos de 5 km do centro da cidade. Aterro é um filme sobre sete mulheres pioneiras da catação de lixo no Brasil. Diante do atual e controverso sistema de aterragem, elas falam do aparente inevitável destino do lixo.

Trailer: http://is.gd/ITagnp


Brasil Orgânico
Organic Brazil
Dir. Lícia Brancher e Kátia Klock
Brasil, 2013, 58’
O documentário revela histórias de pessoas que têm na produção orgânica uma forte convicção de vida. O roteiro percorre os biomas brasileiros, apresentando a diversidade de ecossistemas, paisagens e culturas. Da pecuária no Pantanal à produção em larga escala em São Paulo, das frutas tropicais na Caatinga ao extrativismo na Floresta Amazônica; de empresas a agricultores familiares e cooperativas da Região Sul. São histórias e personagens de um país orgânico.

Trailer: http://vimeo.com/36854063


Chapada do Apodi - morte e vida
Apodi’s Plateau, Death and Life
Dir. Thiago Carvalho
Brasil, 2013, 28’
A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante está prestes a chegar ao lado potiguar da chapada, ameaçando 6 mil agricultores familiares.


PROGRAMA DE CURTAS

Aluga-se
For rent
Dir. Marcela Lordy
Brasil, 2012, 15’
Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos.

Trailer: http://vimeo.com/47973130


Apocalipse de Verão
Summer Apocalypse
Dir. Carolina Durão
BR, 2013, 15’
Rio de Janeiro, 45 ° C, praias lotadas: um apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia, onde experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?

Trailer: http://vimeo.com/85264673


Areia
Sand
Dir. Humberto Kzure-Cerquera
Brasil, 2013, 16’
Um olhar sobre as contradições entre o ambiente natural e o ambiente construído. Documentário realizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se caracteriza uma área de expressiva extração mineral de areia destinada à construção civil. Ressalte-se, porém, que o filme busca revelar na sequência de imagens a dicotomia relativa aos processos socioeconômicos e aos impactos sobre o meio ambiente. O passivo ambiental que o filme expõe, e que inclui a formação de várias lagoas, indica a reflexão: quais as alternativas futuras para o processo de edificação nas cidades?

Trailer: http://vimeo.com/63594327


Linear
Linear
Dir. Amir Admoni
Brasil, 2013, 6’
A linha é um ponto que saiu caminhando.

Trailer: http://vimeo.com/85252631


Serra do Mar
Serra do Mar
Dir. Iris Junges
Brasil, 2012, 15’
Jonas vigia as torres de energia da Serra do Mar. Um incêndio ocorre na mata.


SERVIÇO

Itinerância da 3a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

De 18/10 a 14/11

Em 17 cidades de São Paulo

Acompanhe a Mostra Ecofalante nas redes

Site: ecofalante.org.br/mostra

Facebook: facebook.com/mostraecofalante

Twitter: @MostraEco

Instagram: Instagram.com/mostraecofalante

Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Leilane Cassiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário