domingo, 24 de janeiro de 2016

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A NONA EDIÇÃO DO CURTA TAQUARY.




Festival internacional de curtas-metragens confirma mostra em abril de 2016 e interessados podem se inscrever até 20 de fevereiro


Uma das principais vitrines de curtas-metragens do Brasil confirma as datas para a edição de 2016 e também abre inscrições para a participação no festival. Com novo calendário no circuito cinematográfico brasileiro, o evento vai ocorrer entre os dias 18 a 22 de abril e terá três mostras competitivas: Nacional, Primeiros Passos e Dália da Serra. O Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem, abriu inscrições para sua 9ª edição, e seguirá até o dia 20 de fevereiro. Os interessados em participar devem preencher o formulário no endereço eletrônico do festival (www.curtataquary.com) e enviar um link protegido dos filmes com senha (Vimeo ou Youtube), não há limite quanto ao número de trabalhos por participante e a inscrição é gratuita.

Em 2016, a grande novidade do festival é a mudança em sua data. Consagrado no mês de novembro, o evento a partir deste ano passa a acontecer em abril, abrindo assim a agenda dos festivais no estado de Pernambuco. Além da exibição de filmes, a programação deste ano inclui seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema. Na edição 2015 foram homenageados Camilo Cavalcante e Gilda Nomacce e os grandes vencedores foram Gangarras, dos Alunos do Educandário Coração de Jesus, na Mostra Dália da Serra, Uma Família Ilustre, de Beth Formaggini (RJ), na Mostra Competitiva Nacional, e Contínuo, de Odécio Antonio e Carlos Ebert (PB).

O festival, assim como no ano anterior, possui três mostras competitivas: Nacional, Primeiros Passos (Diretor estreante) e Dália da Serra (alunos da região capacitados por oficinas), com os seguintes prêmios: Curta Metragem, Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Edição, Ator, Atriz, Direção de Arte, Som e Trilha Sonora. A seletiva Dálias da Serra também terá tais prêmios, exceto os de Som, Trilha Sonora e Direção de Arte. Outro atrativo será a participação dos júris da FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes e ABD/APECI – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas/ Associação Pernambucana de Cineastas.

Surgido em 2005, o Curta Taquary exibiu em suas oito edições, para um público superior a 40 mil pessoas, cerca de 1.200 curtas de diversas linguagens e formatos, contando com a presença de seus realizadores, oriundos de várias partes do Brasil e de países da América Latina.


Festival Internacional Curta Taquary

Idealizado por Alexandre Soares, diretor e curador do festival, o Curta Taquary teve início em 2005. Reúne artistas, ativistas e amantes da sétima arte em Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, com a proposta de apresentar uma grande diversidade de curtas-metragens nacionais e internacionais ao público da região. Desde a primeira edição o festival já apresentou mais de 1200 curtas para mais de 40 mil pessoas. Neste ano, o nono Curta Taquary, além das mostras competitivas, terá uma programação com seminários, oficinas e palestras, sempre com entrada franca. O projeto tem incentivo/patrocínio da Funcultura, Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundação do Patrimônio histórico e artístico de Pernambuco.


SERVIÇO:

Inscrições 9° Curta Taquary

De 20 de janeiro a 20 de fevereiro

9° Curta Taquary

De 18 a 22 de abril de 2016

Taquaritinga do Norte – Pernambuco – Brasil


Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de Filipe Chagas, Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário