domingo, 17 de janeiro de 2016

ACCIRS ELEGE CINEMATECA CAPITÓLIO COMO DESTAQUE GAÚCHO DE 2015.




Membros da Associação de Críticos de Cinema do RS escolheram Que Horas Ela Volta? e Mad Max: Estrada da Fúria como os melhores filmes do ano


A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul escolheu a Cinemateca Capitólio (imagem acima), em Porto Alegre, como o destaque mais importante do cenário cinematográfico no estado em 2015. Reconhecido com o Prêmio Luiz César Cozzatti, o centro cultural foi apontado ao lado dos filmes Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller (EUA/Austrália), e Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, como os favoritos da mais recente temporada. Ao todo, trinta e três críticos de cinema – entre jornalistas, pesquisadores e estudiosos – membros da entidade apontaram os melhores do último ano em três categorias: Filme Estrangeiro, Filme Nacional e Destaque Gaúcho.

Tradicionalmente, a ACCIRS escolhe o filme, profissional, lugar ou evento que mais movimentou, contribuiu, colaborou ou incentivou o desenvolvimento, a fruição e a promoção da cultura cinematográfica no Rio Grande do Sul. Em 2015, os críticos de cinema dedicam o Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho à Cinemateca Capitólio, localizada na capital gaúcha e reinaugurada no início do último ano. Outros destaques citados foram o drama Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Mario Reolon, e o documentário Filme Sobre um Bom Fim, de Boca Migotto.

A coprodução Austrália e Estados Unidos Mad Max: Estrada da Fúria, dirigida por George Miller, conquistou, em 2015, o prêmio de Melhor Filme do ano na premiação da Fipresci – Federação Internacional de Críticos de Cinema – um dos favoritos ao próximo Oscar. Na votação da ACCIRS, Mad Max: Estrada da Fúria foi consagrado como o Melhor Longa Estrangeiro do ano, vencendo uma disputa que incluía ainda o francês Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard, e o thriller Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro Gonzalez Iñarritu.

Já no cinema nacional, o vencedor foi Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert. Premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular na Mostra Panorama no Festival de Berlim, na Alemanha, e como Melhor Atriz no Festival de Sundance, nos EUA, o drama era também o candidato nacional oficial a uma indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2016. Os demais títulos lembrados foram Branco Sai Preto Fica, de Adirley Queirós, e Ausência, de Chico Alencar.

Membros da ACCIRS que participaram da escolha dos Melhores de 2015: Adriana Androvandi, Adriano de Oliveira Pinto, André Kleinert, Carlos Thomas Albornoz, Conrado Heoli, Cristian Verardi, Cristiano Aquino, Daniel Dalpizzolo, Daniel Feix, Daniel Rodrigues, Danilo Fantinel, Francisco Izidro Filho, Giordano Gio, Gisele Santos, Ivonete Pinto, Jaqueline Chala, Leonardo Bomfim, Marcelo Oliveira da Silva, Marcus Mello, Matheus Bonez, Misael Elias de Lima, Mônica Kanitz, Pedro Henrique Gomes, Renato Cabral, Ricardo Gruner, Roberta Pinto, Robledo Milani, Roger Lerina, Rodrigo de Oliveira, Siliane Vieira, Thomas Boeira, Willian Silveira e Yuri Correa.


Os Melhores de 2015 de acordo com os membros da ACCIRS são:

Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: Cinemateca Capitólio

Melhor Longa Estrangeiro: Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller

Melhor Longa Brasileiro: Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert


ACCIRS

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em março de 2008. É a segunda associação exclusiva de críticos de cinema existente no Brasil. Possui associados da capital e interior do estado, entre jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores e escritores com experiência em jornal, internet, rádio e televisão. Entre outras atividades, concede no início de cada ano o Prêmio Melhores da ACCIRS, que já premiou nomes como David Lynch, José Padilha, Jorge Furtado, Gustavo Spolidoro, Eduardo Coutinho, Matheus Nachtergaele, Michael Haneke e Quentin Tarantino.


SERVIÇO:

Melhores de 2015

ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil


Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de Filipe Chagas, Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário