quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O Cinema Transformar a Vida de Crianças da Periferia de Curitiba.


Websérie Você Sempre Bem traz história de jornalista que usa o cinema para transformar vida de crianças da periferia de Curitiba


No segundo episódio da campanha da Sompo Seguros, Priscila Pacheco conta como seu projeto de educomunicação ajuda a estimular o senso crítico dos jovens por meio da produção audiovisual.

A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – lançou ontem (01/02) o segundo episódio da Websérie Você Sempre Bem. A campanha, que tem como objetivo apresentar semanalmente relatos de pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação; traz o depoimento da jornalista e técnica em Produção Audiovisual Priscila Pacheco, de Curitiba (PR).

Priscila Pacheco é responsável pelo projeto de educomunicação Janela Periférica, no qual se vale de recursos do jornalismo, cinema e educomunicação junto à ASMOZI - Associação de Moradores das Moradias Zimbros, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense. O Janela Periférica promove oficinas de comunicação com as crianças do bairro, que são participantes ativas nas fases de produção. A ideia é refletir e noticiar o contexto em que elas vivem, mas com base na visão da criança sobre o seu espaço. O projeto busca estimular o senso crítico e criador e, consequentemente, possibilitar uma nova visão sobre a imagem, a formação do olhar e a transformação social. Segundo a jornalista, a ideia da iniciativa surge de uma lacuna existente nos veículos de comunicação, nos quais os produtos audiovisuais são pensados para crianças e não por crianças. O projeto também já atuou em outras regiões da cidade, como as oficinas realizadas no CID - Centro de Integração São Luis Orione, com as crianças residentes no bairro Santa Quitéria.


Trajetória

A própria história de Priscila foi transformada pela comunicação. A curitibana cresceu no bairro do Capão Raso, longe do centro da capital paranaense. Mãe aos 16 anos, um dia, numa aula no colégio em que estudava, surgiu o convite para participar de oficinas de cinema. O documentário produzido à época sobre gravidez na adolescência a levou a vários festivais de cinema e permitiu que debatesse sobre o tema em diversos fóruns, com diferentes públicos. A partir dessa experiência, Priscila percebeu o quanto o audiovisual poderia ser uma ferramenta de narrativa em primeira pessoa, capaz de propiciar empoderamento e ser um recurso de educação. Em seguida, Priscila decidiu cursar jornalismo e fundar o Janela Periférica.


Conquistas

O Janela Periférica já acumula algumas conquistas. Um exemplo foi quando, numa oficina, as crianças fizeram um filme sobre um campinho do bairro em que eles moravam, que estava deteriorado. Dias após a estreia do filme O Campinho, Priscila voltou ao bairro e viu o campinho reformado e as crianças, além de felizes, perceberam que elas próprias foram responsáveis diretas para que aquela mudança acontecesse. Além disso, o documentário Minha Casa, Minha Janela, resultado de outra oficina, foi exibido no Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro – RJ) e ganhou o troféu da Mostra Catraca do Festival FECIN - Festival de TV e Cinema do Interior, que aconteceu em Muqui (ES).


Websérie

A Websérie Você Sempre Bem é mais um passo da Sompo Seguros de se valer de novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Criada pela RMA Comunicação, a série é publicada em episódios semanais – sempre às quartas-feiras, entre 25 de janeiro e 1 de março – e apresenta relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. Esportistas, cineastas, agentes sociais, comunicadores e educadores relatam suas jornadas, com percalços e vitórias, e a forma como essas experiências contribuíram para que se tornassem agentes de mudança em prol do bem comum. Como mote, os vídeos começam sempre com as questões “O que te move?”, “O que te faz ir além?”, “O que te faz bem?”, para levar a audiência à reflexão. Além de estarem disponíveis no Canal do Youtube da Sompo Seguros, os vídeos também serão compartilhados em todas as redes sociais da seguradora, com a hashtag #vocesemprebem.

O primeiro vídeo da websérie (http://bit.ly/VSBep01) traz uma história de empoderamento por meio do esporte, do atleta paralímpico Marco Aurélio Borges, que se tornou atleta profissional com vários títulos e representações do Brasil em campeonatos internacionais – como Jogos Parapan-Americanos e Parolimpíadas – após perder a perna por conta de um acidente de trânsito.


Fonte: RMA Comunicação, através de Francine Vechio e William Parron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário