quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Anime

Anime, é animação produzida no Japão, esta palavra tem seu significado diferente para os ocidentais em relação ao povo japones, pois, para os japoneses Anime, é todo tipo de desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais significa desenhos produzidos no Japão.
Ao contrário do que muitos pensam, o Anime não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (drama, comédia, terror, ficção científica, etc.), sendo que uma boa parte da produção de animes possui sua versão em Mangá (quadrinhos japoneses). Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus personagens possuirem olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, o Anime também possui diferenças fundamentais de outras animações, e, com poucas exceções, foi tirado de um mangá de sucesso. Mas os objetivos do Anime são completamente diferentes do mangá. Antes de ser um entretenimento, os animes são uma poderosa armação de marketing! Pois, para se produzir um Anime, é investido um dinheiro enorme. Aí, entram os patrocinadores, como por exemplo, uma indústria de camisetas, uma de bonecas e uma de material escolar. Quando o Anime é estreado na televisão, os patrocinadores recebem a autorização para fabricar produtos com a marca registrada do Anime. Com o crescente sucesso dos animes, surgiu pelo mundo uma comunidade de fãs que se tornaram conhecidos como otaku. O termo é alvo de discussões, pois no Japão este termo possui conotação pejorativa. Muitos dos espectadores de Anime não se consideram otaku, preferindo fugir da controvérsia deste rótulo.
Terminando este relato sobre Anime, cito Hayao Miyazaki como um dos maiores mestres da produção de Anime. Cada filme que lança, é procedido de uma enxurrada de prêmios e elogios ao redor do mundo. A Disney reconhecendo seu talento acabou com isso, produzindo seu último filme, “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”.

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
Fonte: www.google.com.br/imagens


Fontes: wikipedia.org/wiki/Anime, www.culturajaponesa.com.br, home.animespirit.net, www.penta.ufrgs.br e www.arazao.com.br/2010/09/30/animacao-japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário