quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

História do cinema

Os Irmãos Lumière
Fonte: www.google.com.br/imagens

Estudos históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram às primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.
Pelo relato do parágrafo anterior, fica exposta a dificuldade de se estabelecer um marco histórico para o cinema, sendo esta tarefa um ato perigoso e altamente arbitrário, porém, há necessidade de se estalecer uma data como início de uma determinada obra, e é na data de 28 de Dezembro de 1895, uma data muito especial no que se refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nascidos em Besançon, na França, filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria e papéis fotográficos, e até então praticamente desconhecidos no campo das pesquisas cinematógraficas, realizaram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo, que surgiu a partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, aparelho inventado pelo norte-americano Thomas Alva Edison. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi “L’Arrrivée d’un Train à La Ciotat”. O Cinematógrafo é uma espécie de ancestral da filmadora e é movida a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O Cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a arte do cinema.
Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos.

E aí está um breve relato histórico sobre a invenção do cinema, bom! Sei que na minha primeira postagem eu mencionei que iria tentar postar um assunto por dia no meu blog “A Hora Do Cinema”, porém, eu estou saindo de férias juntamente com minha família, e com a intenção de realmente descançar um pouco e dar mais atenção para minha esposa e filha, resolvi que até o dia primeiro de fevereiro de 2011, irei postar um assunto por semana sem dia específico, espero não estar deixando transparecer que o assunto de filmes para mim, estaria ficando em segundo plano, longe disso a intenção também é ganhar fôlego e vir com tudo em 2011, para continuar falando sobre cinema e os filmes em geral.

No mais desejo um Feliz Ano Novo! Para todos, com muita Paz e Saúde e que o ano de 2011, seja melhor do que foi o ano de 2010. Um abraço! E até 2011.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.webcine.com.br/historia, www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema, www.milenio.com.br/ogersepol/principal/historia, www.rebelancer.com e www.saocarlosoficial.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário