quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Stephen King: Histórico

Ainda criança, King era um leitor fanático dos quadrinhos Horror Comics, estimulando assim seu amor pelo terror. Ele escrevia histórias baseadas em sua leitura e em filmes que ele assistia. Ajudado por seu irmão David, King vendia suas histórias aos amigos da escola.
King estudou Inglês na Universidade do Maine, foi nesta Universidade que o escritor conheceu Tabitha Jane Spruce, com quem se casou em 1971. Ela foi a responsável pelo marido terminar de escrever o livro "Carrie", cujo projeto tinha sido abandonado por ele antes da conclusão. Publicado em 1974 e transformado em filme dois anos depois nas mãos de um então diretor chamado Brian De Palma”, tal adaptação tornou-se um grande sucesso de bilheteria que impulsionou de forma avassaladora a carreira de Stephen King, o filme conta a história de uma adolescente com poderes paranormais que se vinga mortalmente dos colegas de escola que usavam ações de bullying contra ela.
Em junho de 1999 Stephen King sofreu um grave atropelamento quando caminhava por uma estrada, mas com muito esforço conseguiu recuperar-se, e hoje em dia, Stephen King seja, talvez, o escritor de Língua Inglesa, mais lido em todo o mundo, ele detém também o recorde de maior número de obras adaptadas para o cinema ou televisão. São poucos os seus contos, novelas ou romances que não foram ainda transferidos para tais meios de entretenimento.
Comentário:
Considero um grande erro rotular Stephen King como um grande escritor da literatura do horror moderno, embora seu talento se destaque realmente neste tipo de literatura (terror/horror), ele também apresenta algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero, como nos filmes Um Sonho de Liberdade, Conta Comigo (retirados do livro As Quatro Estações), À Espera de Um Milagre, Lembranças de Um Verão, Eclipse Total, assim segue a lista de um grande numero de filmes adaptados dos contos do escritor, fora do gênero horror.
- Mesmo sendo uma tarefa difícil de realizar, segue uma lista com os 10 (dez) melhores filmes adaptados da obra de Setephen King (opinião do redator):
10º lugar - * A Maldição (Thinner, 1996) – Direção de Tom Holland, com Robert John Burke.
Nota: História adaptada do livro "A Maldição do Cigano" (1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman);
9º lugar - * Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001) – Direção de Scott Hicks, com Anthony Hopkins e David Morse.
Nota: História adaptada do livro "Corações na Atlântida" (1999);
8º lugar - * Eclipse Total (Dolores Claiborne, 1995) – Direção de Taylor Hackford, com Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh.
Nota: História adaptada do livro "Eclipse Total" (1992);
7º lugar - * Carrie, A Estranha (Carrie, 1976) – Direção de Brian De Palma, com Sissy Spacek, Amy Irving, Nancy Allen e John Travolta.
Notas: História adaptada do livro "Carrie" (1974). Teve uma sequência em 1999 ("A Maldição de Carrie" / The Rage – Carrie 2), de Katt Shea, e uma refilmagem de 180 minutos para a TV, "Carrie" (2002), de David Carson;
6º lugar - * Conta Comigo (Stand By Me, 1986) – Direção de Rob Reiner, com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O’Connell, Kiefer Sutherland e Richard Dreyfuss.
Notas: História adaptada da novela "O Corpo" (The Body), da coleção "Quatro Estações" (Different Seasons, 1982). A história é verídica, foi baseada num fato realmente ocorrido na infância de King. Inclusive, o próprio autor é retratado no filme, no personagem que se torna um escritor quando adulto;
5º lugar - * O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) – Direção de Mary Lambert, com Fred Gwynne, Dale Midkiff e Denise Crosby.
Notas: História adaptada do livro "O Cemitério" (1983). Teve uma sequência em 1992 ("O Cemitério Maldito 2" / Pet Sematary Two), também de Mary Lambert, com Edward Furlong;
4º lugar - * Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) – Direção de Frank Darabont, com Morgan Freeman e Tim Robbins.
Nota: História adaptada da novela "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" (Rita Hayworth & the Shawshank Redemption), da coleção "Quatro Estações";
3º lugar - * Louca Obsessão (Misery, 1990) – Direção de Rob Reiner e com James Caan, Kathy Bates e Lauren Bacall.
Notas: História adaptada do livro "Angústia" (1987). Kathy Bates ganhou o "Oscar" de melhor atriz por sua atuação;
2º lugar - * À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999) – Direção de Frank Darabont, com Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Gary Sinise e Barry Pepper.
Notas: História adaptada da mini-série literária "O Corredor da Morte" (1996), a primeira e única já escrita por Stephen King. Somente depois da produção do filme é que os capítulos foram reunidos em um único livro, que no Brasil se chamou "À Espera de Um Milagre";
1º lugar - * O Iluminado (The Shining, 1980) – Direção de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson.
Notas: História adaptada do livro "O Iluminado" (1977). Inspirou uma mini-série homônima para a TV em 1997.
Observação: Matéria baseada nas seguintes fontes: http://www.stephenking.com/, Wikipédia, a enciclopédia livre, http://www.scarium.com.br/, http://www.shvoong.com/ “A fonte global de resumos e revisões” publicado em: 05/01/2008.
Matéria postada em 11/11/2010.








Um comentário: