quarta-feira, 4 de maio de 2011

20th Century Fox:

Fonte: www.google.com.br/imagens


Estúdio americano formado em 1935 como resultado da fusão entre as empresas Fox e Twentieth Century. A história da Fox começa com a inauguração de um nickelodeon em Nova Iorque por parte do emigrante húngaro, William Fox. Em 1912, Fox inicia a produção de filmes e três anos mais tarde funda a Fox Film Corporation, empresa produtora, distribuidora e exibidora de filmes.
20th Century Fox, também conhecida simplesmente como 20th ou Fox, fica localizado na Century City, em Los Angeles, na Califórnia, pouco a oeste de Beverly Hills.
A 20th Century Fox possui diversas franquias populares, como Os Simpsons, Uma Família da Pesada, Star Wars, Era do Gelo, Garfield, Alvin e os Esquilos, X-Men, Duro de Matar, Alien, Planeta dos Macacos, Esqueceram de Mim, entre outros. Muitos atores famosos surgiram no estúdio, como Shirley Temple, que foi a primeira grande estrela da companhia, Marilyn Monroe, Gene Tierney, Jayne Mansfield e Betty Grable, também trabalharam para Fox, atores do porte de Henry Fonda, Gregory Peck e muitos outros. O realizador John Ford iniciou uma ligação exclusiva com a Fox que iria durar mais de uma década. O estúdio contava ainda com outros realizadores como J. Gordon Edwards, Frank Borzage e Raoul Walsh, tendo “importado” F.W. Murnau para realizar, entre outros filmes, Aurora em 1927. Durante as décadas seguintes, trabalharam para o estúdio, realizadores como Otto Preminger, Ernst Lubitsch, Elia Kazan, Joseph Mankiewica, entre vários outros nomes.
Foi na década de 70, que o estúdio, sob a direção de Dennis C. Stanfill obteve uma série de sucessos, com especial destaque para o fenômeno Guerra das Estrelas, um dos maiores sucessos de bilheteira de todos os tempos. No início dos anos 80, o magnata do petróleo Alan J. Hirschfield adquire o estúdio, para 4 anos depois vendê-lo ao australiano Rupert Murdoch. Sob o domínio de Murdoch, a Fox deixa de ser um “simples” estúdio cinematográfico, tornando-se numa das bases do império de meios de comunicação do milionário australiano.
Para dirigir o estúdio, Murdoch contratou Barry Diller da Paramount Pictures. Diller trouxe muitas idéias que a antiga empresa tinha se recusado para a Fox, como um investimento mais pesado na Televisão. Para fazer isso, a Fox comprou ações da Metromedia, antiga DuMont Television Network, sendo que Murdoch teve que adquirir a cidadania americana. Isso ocorreu em 1985, e no ano seguinte a Fox Broadcasting Company entrou no ar. Nas décadas seguintes esse investimento trouxe resultado, sendo hoje uma das maiores fonte de renda desta empresa.
Durante os anos 90, a gestão do estúdio não é pacífica, mas isso não impede que dele saíssem sucessos de bilheteira como O Dia da Independência, as reedições da série A Guerra das Estrelas e, mais recentemente, os novos filmes da saga de George Lucas.


Observação: Sem tanto espaço para relatar uma história tão rica e promissora, ficamos então com este curto relato da história, deste que é um dos seis maiores estúdios de cinema dos Estados Unidos.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre e www.chambel.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário