segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dia do Trabalho:

Terra Fria

Ficha Técnica:

Título original: (North Country)

Lançamento: 2005 (EUA)

Direção: Niki Caro

Atores: Charlize Theron, Elle Peterson, Thomas Curtis, Frances McDormand.

Duração: 126 min

Gênero: Drama

Sinopse

Baseado em uma história real, o filme Terra Fria narra o drama de Josey Aimes (Charlize Theron), uma mulher que tem a ousadia de abandonar o marido que a espancava para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Para conseguir chefiar essa família, ela é contratada pela principal fonte de empregos de Minnesota, nos EUA, as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro, mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey Aimes, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey Aimes passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio sexual dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.
O filme é baseado no livro de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler, Ação de classe: a história de Lois Jensen e o caso que mudou a Lei do Assédio Sexual. O livro conta a história de Lois Jensen, que decidiu processar a mineradora Eveleth Taconite. Depois do esforço para convencer outras mulheres que trabalhavam na empresa a aderirem à ação coletiva, em 1998, uma década depois do ocorrido, a empresa teve que pagar as trabalhadoras uma indenização de US$ 3,5 milhões.

Através desta grande história verídica, temos um bom assunto para homenagearmos o dia 1º de Maio, basta irmos até uma locadora mais próxima ou até mesmo comprarmos o DVD.



Fonte: www.yotube.com


Fonte: www.omelete.com.br, www.cinemenu.com.br, www.pstu.org.br e www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário