quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ANTÓNIO ZAMBUJO ENCERRA A SÉRIE LUSAMÉRICA, CANÇÕES DO UNIMÚSICA.




Em 2013, o Projeto Unimúsica da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS teve como tema o cancioneiro da língua portuguesa e recebeu pela primeira vez em sua programação a produção musical de artistas lusitanos.

O concerto de encerramento da série lusamérica, canções traz pela primeira vez a Porto Alegre o cantor e compositor alentejano António Zambujo, um dos nomes mais importantes da música portuguesa contemporânea. Zambujo apresenta-se no dia 7 de novembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 6, também às 20h, o artista participa de conversa aberta ao público na Sala II do Salão de Atos.

Elogiado vivamente por Caetano Veloso no blog Obra em Progresso – “ouvir o CD do António Zambujo me prendeu à necessidade de ouvir de novo, de novo e de novo (...) é de arrepiar e fazer chorar”, escreveu o cancionista em 2008 –, Zambujo talvez seja hoje a grande voz masculina do fado. Nascido na cidade de Beja, no baixo Alentejo, o jovem fadista cresceu ouvindo o cante alentejano, gênero tradicional de sua região e que é uma de suas mais fortes influências, ao lado do jazz e da bossa nova.

António Zambujo tem cinco discos gravados e inúmeros prêmios no currículo. Guia, seu quarto CD, figura nas mais prestigiadas listas nacionais e internacionais dos melhores discos de 2010. De fato, o reconhecimento de Zambujo vai mesmo muito além de Portugal: Brasil, França, Espanha, Inglaterra, Canadá, Rússia, Croácia ou Azerbaijão são alguns dos países em que o artista se apresenta regularmente.

Em Porto Alegre, António Zambujo apresentará o repertório de seu quinto e último álbum, chamado justamente Quinto (2012). Segundo Zambujo, este Quinto reflete muito de suas influências, que “vão do fado à música tradicional do Alentejo, das mornas de Cabo Verde à música do Brasil”.

Acompanhando António Zambujo, estarão no palco do Unimúsica os instrumentistas Ricardo Cruz (contrabaixo), Bernardo Couto (guitarra portuguesa), José Miguel (clarinete) e João Moreira (trompete).

Hoje dia 06, o artista participa de encontro aberto ao público ao lado de Pedro Garcez, professor do Instituto de Letras da UFRGS, que se dedica à pesquisa de políticas linguísticas. A mediação é de Everton Cardoso.


ENCONTRO COM O ARTISTA

Data: 06 de novembro, quarta-feira

Horário: 20h

Local: Sala Fahrion

Ingresso: Entrada Franca – Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


CONCERTO ANTÓNIO ZAMBUJO | QUINTO

Data: 07 de novembro, quinta-feira

Horário: 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS

Ingresso: Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica - Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário