terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mostra Cinema e Paz exibe filmes palestinos na Sala Paulo Amorim.




A segunda etapa da Mostra Cinema e Paz começa quarta-feira, dia 6, e terá atividades até o dia 10 de novembro na Cinemateca Paulo Amorim e Palácio Piratini. O encontro, uma iniciativa do Governo do RS, tem como objetivo estimular o diálogo pela construção da harmonia entre Palestina e Israel.

Serão exibidas seis produções, entre longas e curtas-metragens. A atração principal desta fase é a presença do cineasta palestino Kamal Aljafari, diretor da Escola de Cinema e Televisão da Alemanha e premiado no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Na quinta-feira (7), às 18h, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, Aljafari participará de um debate com o governador Tarso Genro, além de representantes da classe artística e integrantes das comunidades palestina e israelense. Na sexta-feira (8), às 19h30, o cineasta realiza sessão comentada do filme “The Roof”, na Sala Paulo Amorim.

A mostra, uma parceria entre a Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri) e a Secretaria da Cultura (Sedac), é um dos desdobramentos da missão governamental ao Oriente Médio, realizada em abril e maio deste ano. Em 2012, durante a realização do Fórum Palestina Livre, em Porto Alegre, o chefe do Executivo gaúcho reforçou o apreço às comunidades israelense e palestina, que convivem em harmonia no Rio Grande do Sul, e manifestou a colaboração permanente no debate para promover a paz negociada e justa na região, com a cessação completa das hostilidades.


A programação tem entrada franca.

Programação da Mostra Cinema e Paz:

06/11 – Quarta-feira

19h30min – PORT OF MEMORY, de Kamal Aljafari (63min)

Local: Sala Paulo Amorim

Sinopse: A história da cidade de Jaffa, uma próspera cidade portuária agora parte de Tel Aviv, fornece o pano de fundo para o filme mais recente de Aljafari, centrado na família de sua mãe e no risco de despejo caso não conseguissem achar provas de que a casa onde viveram por décadas de fato os pertence.


07/11 – Quinta-feira

19h30min – TO MY FATHER, de Abdelsalam Shehadeh (52min)

Local: Sala Paulo Amorim

Sinopse: Numa costura de fotografias, vídeos e narração, o diretor destaca alguns lugares e momentos da luta histórica entre palestinos e israelenses.


08/11 – Sexta-feira

19h30min – Sessão comentada de THE ROOF, de Kamal Aljafari (63min)

Local: Sala Paulo Amorim

Sinopse: O filme é o retrato da família de Aljafari em Ramleh e Jaffa. O título faz referência a casa em que a família de Aljafari foi assentada em 1948, uma casa inacabada e sem teto. Alajafri faz um uso impressionante de seu elenco, revelando uma influência de Bresson em seu trabalho: o uso de atores não profissionais como modelos, cujas performances emanam de sua presença e não de atuação.


09 e 10/11 – Sábado e Domingo

19h30min – Sessão com três curtas-metragens

Local: Sala Paulo Amorim

COLORFUL JOURNEY, de Arab Abu Nasser e Tarzan Abu Nasser

Sinopse: Tarzan e Arab Nasser fazem pastiches de Westerns Hollywoodianos, com a criação do termo “Gazawood”. Neste filme, o primeiro do projeto, gira em torno de dois irmãos de aparências idênticas que reforçam a mensagem de que, em Gaza, é preciso se unir para enfrentar o inimigo comum.

ARAFAT AND I, de Mahdi Fleifel

Sinopse: Marwan é um palestino apaixonado. Ele finalmente conhece Lisa, a moça com quem irá casar. Tudo nela é perfeito – ela até mesmo nasceu no mesmo dia do Presidente Arafat!

IZRIQAQ, de Rama Mari

Sinopse: Em uma terra pontilhada por máquinas assassinas, eles acham um disfarce simples e fácil para seus crimes. E mesmo quando a verdade começa a achar seu caminho para fora, o destino rapidamente faz uma jogada tão comum para esta terra.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através da jornalista Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário