domingo, 3 de novembro de 2013

Percurso do Artista lança o catálogo da exposição “A viagem e a metáfora da criação”.




Com as obras do pintor e professor do Instituto de Artes Eduardo Vieira da Cunha à frente da quarta edição do projeto Percurso do Artista, realizado pelo Departamento de Difusão Cultural e pela Pró-Reitoria de Extensão, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta o catálogo Percurso do Artista – Pintura. Entre as diversas ações que compuseram esta edição do projeto, chegamos ao fim de mais um percurso artístico por meio desta publicação das obras do artista.

Desde 2009, o projeto Percurso do Artista é promovido com o intuito de estimular a universidade como espaço cultural, como local de trocas, de experiências e de reflexões que nos são provocadas através das artes visuais. Nesses quatro anos de percurso, a Sala João Fahrion tem sido o lugar que proporciona não somente a exposição de obras, mas o contato delas com alunos, professores, servidores e a sociedade em geral. Este espaço consolida-se como um ambiente criativo a cada nova proposta de exposição, instalação ou conferência. Fomentar esta Sala como território da arte na UFRGS, e inseri-la na agenda de galerias expositivas de Porto Alegre, tem sido uma das grandes ambições desse projeto, retroalimentando artistas, obras e público por meio da troca que nasce nesse espaço.

A experiência com a exposição A viagem e a metáfora da criação foi de grande satisfação para todos os envolvidos, movendo as energias e o empenho para a realização do projeto. A tranquilidade nata do artista instalou-se na Sala Fahrion durante todo o período da exposição junto às suas obras, transformando-a numa extensão de seu atelier e de seu processo criativo. Certamente, o compartilhamento de diversas vivências na promoção deste projeto é o que marca esta ação do Departamento de Difusão Cultural, contribuindo com a universidade por meio da valorização de espaços alternativos e dos entremeios que permeiam e enriquecem o ensino e a pesquisa através da extensão.

Trazer a suavidade das nuanças de cores e tons da obra de Eduardo Vieira da Cunha, contextualizando seu trabalho e possibilitando o encontro com seu universo de criação, é síntese deste projeto. Cabe ao leitor a construção dos diálogos com o processo do artista, multiplicando o olhar sobre a obra.


Data: 04 de novembro

Horário: 17 horas

Local: Salão Nobre – Gabinete do Reitor /6º andar

Av. Paulo Gama, 110 – 2º andar Reitoria UFRGS


Fonte: Pró-Reitoria de Extensão UFRGS, através de Claudia Boettcher, Diretora do Departamento de Difusão Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário