domingo, 10 de novembro de 2013

Parceiros da Sala Redenção: Mostra Cinema e Espiritualidade na América Latina.

A Mostra Cinema e Espiritualidade na América Latina tem como objetivo unir o conhecimento acadêmico e a sétima arte a partir da exibição de ficções e documentários que, por um lado, registrem uma diversidade de fenômenos e experiências envolvendo a religiosidade em países latino-americanos e que, por outro, ofereçam diferentes modos de mirá-los e representá-los. Assim, a mostra procura oferecer ao público em geral o contato com produções mais e menos recentes sobre a temática – algumas delas inéditas no Brasil – que permitam aprofundar o conhecimento sobre fenômenos religiosos que ocorrem na América Latina e também despertar sensações e reflexões no espectador.


La niña santa (La niña santa, Argentina, 2004, 106 min) dir. Lucrecia Martel.



11 de novembro – segunda-feira – 16 horas

Amélia e Josefina têm 16 anos e moram na cidade de La Ciénaga, na Argentina. Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amélia, Helena, é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amélia conhece o doutor Jano, que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.


Cafundó (Cafundó, Brasil, 2005, 102 min) dir. Clóvis Bueno e Paulo Betti

11 de novembro – segunda-feira – 19 horas

Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, e é capaz de ver Deus. Uma visão em que se mistura a magia de suas raízes negras, com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem: O Preto Velho, João de Camargo.


Santitos (Santitos, México, 1999, 81 min) dir. Alejandro Springall

12 de novembro – terça-feira – 16 horas

Ao ficar sabendo do desaparecimento de sua única filha, Esperanza (Dolores Heredia) lança-se em uma verdadeira odisséia, passando por Tijuana, até chegar a Los Angeles. Ela passa por diversos obstáculos, mas consegue vencê-los, pois tem muita fé e acredita muito nos santos de sua devoção: São Judas Tadeu e Santo Antônio. Para cumprir sua missão, entretanto, Esperanza precisa explorar a natureza do pecado e da absolvição, a dor da perda e a ressurreição do desejo.


Antonio Gil (Antonio Gil, Argentina, 2013, 95 min) dir. Lia Dankser

12 de novembro – terça-feira – 19 horas

Lia Dankser apresenta neste documentário um olhar sobre aquele que é um dos fenômenos devocionais mais importantes na Argentina atualmente: o culto a Antonio Mamerto Gil Núñez, ou Gauchito Gil. A diretora trabalhou durante uma década no registro do que acontece em Mercedes, na província de Corrientes, em torno do santuário de Gauchito, e decidiu mostrar o processo por completo - sua maturação, o passar do tempo e as mudanças técnicas no próprio filme.

Após a sessão, debate com Lia Dankser, cineasta e artista visual argentina; diretora de curtas e longas documentais.


Joven y alocada (Joven y alocada, Chile, 2012, 96 min). dir. Marialy Rivas

14 de novembro – quinta-feira – 16 horas

Daniela é uma jovem de 17 anos que teve uma rígida criação no seio de sua família evangélica. A rebeldia e a frustração, próprias de sua idade, a levam a viver uma vida pautada em aventuras sexuais, que são narradas em um blog. Uma dessas aventuras é descoberta e a menina é expulsa do colégio e proibida pela família de prestar o vestibular. Como castigo, sua mãe, impõe que a jovem trabalhe em uma emissora que produz programas gospel, onde ela conhece Thomas e Antônia. A relação com Thomas e Antônia, potencializará os questionamentos existenciais de Daniela, intensificando também as suas experiências individuais frente à vida.


Santísima Muerte: niña blanca, niña bonita (Santísima Muerte, México, 2012, 85 min) dir.Pável Valenzuela Arámburo

14 de novembro – quinta-feira – 19 horas

Documentário que aborda as práticas de devoção popular no México a partir do culto à Santa Morte, que, pelo fervor de seus devotos, tem adquirido notável presença não apenas na região central do país, mas também nos contextos transfronteiriços com os Estado Unidos.

+ Malverde: el mito santificado (Malverde, México, 2012, 39 min). dir.PávelValenzuelaArámburo

Documentário que gira em torno da figura de Jesus Malverde, personagem que vem sendo considerado, há algumas décadas, no México, como o santo dos narcotraficantes. Mais além do personagem real ou imaginário, Jesus Malverde expressa uma dimensão coletiva que congrega medos, necessidades, frustrações e ódio.

Após a sessão, debate com o professor Fernando Seffner e com a cineastae Liliana Sulzbach.


Fonte: Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Realização:




Nenhum comentário:

Postar um comentário