sexta-feira, 25 de abril de 2014

Documentário “O Poder entre as grades” estreia hoje, dia 25 de Abril.




Nova produção da Panda Filmes, com direção de Tatiana Sager e Zeca Brito, tem a história do crime organizado no RS e do Presídio Central de Porto Alegre como narrativa principal. O filme é baseado na obra Falange Gaúcha, do jornalista Renato Dorneles.


O dia-a-dia no Presídio Central de Porto Alegre, considerado o berço do crime organizado no RS, e o poder das facções criminosas, que contribuíram para a evolução do crime organizado no Rio Grande do Sul, serão parte central da narrativa do documentário “O Poder entre as grades”, que estreia hoje, dia 25 de Abril na TVE.

O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) já foi considerado a pior penitenciária do país, segundo a conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, instaurada em 2008. E até hoje a penitenciária, que abriga 4.591 presos, mas com capacidade para apenas 1.984 detentos, é vista como a pior unidade prisional do Brasil.

Presídios mal estruturados e superlotados tem sido uma realidade comum em todo país. No início desse ano, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) notificou o governo brasileiro a adotar medidas cautelares que garantam a integridade dos detentos do Presídio Central, em Porto Alegre (RS). A comissão pediu a redução do número de presos no local, a garantia de higiene e tratamento médico aos apenados, além da recuperação do controle da segurança em todas as áreas do Presídio, que segue nas mãos de facções criminosas.

Dessa forma, o documentário, inspirado no livro “Falange Gaúcha”, fruto da experiência do jornalista Renato Dorneles como repórter policial, torna-se atual e necessário ao expor essa realidade. A partir do dia 22 de Abril, a TVE começou a exibir produções audiovisuais inéditas, realizadas por produtoras do RS e viabilizadas com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura. Entre os 12 documentários, que serão exibidos no programa “Documenta Rio Grande”, está “O Poder entre as grades”, de produção da Panda Filmes com direção de Tatiana Sager e Zeca Brito. O filme será exibido hoje, sexta-feira às 20h, e terá reprise na madrugada de sábado para domingo, às 00h30 e 1h, e no domingo às 15h30.

O documentário foi um dos ganhadores do edital Rio Grande do Sul - Pólo Audiovisual, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de 2012, que destinou, para a produção dos documentários e minisséries, R$ 1,26 milhão às produtoras do Rio Grande do Sul.


RENATO DORNELES

Renato Dorneles faz reportagem policial no Estado há 22 anos. Desde o assassinato do deputado José Daudt, participou das principais coberturas policiais, motins no Presídio Central, sequestros, fugas, assassinatos. O resultado desta experiência está contido no livro “Falange Gaúcha – O Presídio Central e a história do crime organizado no RS”, lançado em 2008. Em 2007, Renato também ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo, por uma série de reportagens baseadas na mesma temática e publicadas no Jornal Diário Gaúcho, onde atualmente trabalha como colunista e Editor Assistente na Editoria de Dia a dia. 


Fonte: Assessoria de Imprensa – Panda Filmes, através de Calvin Furtado e Paola Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário