quarta-feira, 9 de abril de 2014

FESTin: Uma homenagem ao ator José Wilker.




Uma homenagem ao ator José Wilker, com a projeção de um pequeno filme retrospectivo da sua carreira especialmente produzido pela TV Globo para a sexta noite do FESTin, emocionou a plateia que se dirigiu ao Cinema São Jorge na última segunda-feira (07/04) para assistir ao documentário A Arte de Interpretar - a saga da novela Roque Santeiro. De passagem por Lisboa para acompanhar a exibição do filme, a atriz Regina Duarte expressou a sua satisfação por regressar a Portugal, manifestando, contudo, um sentimento de grande tristeza pela perda do colega, Também a realizadora Lúcia Abreu relembrou o forte apoio que recebeu de Wilker para concretizar o documentário sobre s bastidores de uma das mais emblemáticas novelas brasileiras, foi a partir de uma ideia que, confessou a cineasta, nasceu em Portugal, num período em que Lúcia viveu em Cascais.


A festa do cinema em português aproxima-se do final, mas antes do encerramento hoje quarta-feira, ainda há bons filmes para ver. Destaque para Impunidades Criminosas, o mais recente filme do moçambicano Sol de Carvalho, que reflete sobre o drama da violência doméstica em Moçambique. Do Brasil chega-nos Vazio Coração, de Alberto Araújo, o último filme a ser exibido no âmbito da seção competitiva de longas.

No âmbito da homenagem a Cabo Verde, oportunidade para rever o filme O Testamento do Sr. Napumoceno (1997), adaptação do romance do escritor cabo-verdiano Germano de Almeida feita pelo realizador português Francisco Manso, com um elenco caboverdiano, brasileiro e português.

O FESTin termina hoje quarta-feira, 9 de abril, às 21h30, com a entrega de prémios e exibição do filme brasileiro Vendo ou Alugo, de Betse de Paula. A cerimónia será conduzida pela atriz Inês Faria, que chamará ao palco vários convidados para entregar os troféus, desenhados pelo artista plástico Marcos Marin, criador que colabora com o FESTin pelo terceiro ano consecutivo.

Nesta 5ª edição, o FESTin irá atribuir pela primeira vez um prémio para o melhor documentário, no valor de 800 euros, para o melhor longa-metragem (1.500 euros) e curta-metragem (500 euros), bem como os prémios de melhor realizador, ator e atriz principal em longa-metragem. Também o público tem tido a possibilidade de escolher os seus filmes preferidos entre longas e curtas-metragens.


Produzido pela Padrão Actual/ ASCULP – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa, em coprodução com o Cinema São Jorge e a EGEAC-CML, o FESTin nasceu em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.


Fonte: Setor de Imprensa do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário