segunda-feira, 7 de abril de 2014

FESTin entra na última semana com vários documentários.




FESTin entra na última semana com vários documentários, também teremos a presença de realizadores e representantes dos filmes em exibição, e com a exibição no Instituto Francês de três coproduções entre França e países lusófonos. Dois dias após o inesperado falecimento do ator José Wilker, ganha especial simbolismo a estreia em Portugal de um documentário sobre a telenovela Roque Santeiro, com a presença da atriz Regina Duarte, do argumentista Aguinaldo Silva e da realizadora do documentário, Lúcia Abreu.

Hoje segunda-feira, 7 de abril, o género documentário domina a programação da 5ª edição do FESTin.

Um dos destaques do dia é a exibição do filme A Arte de Interpretar - a Saga da Novela Roque Santeiro, às 21h00, com a presença da atriz Regina Duarte – a inesquecível Viúva Porcina – e do argumentista da novela, Aguinaldo Silva, bem como da própria realizadora do documentário, Lúcia Abreu, num momento que se reveste de um especial simbolismo dado o inesperado falecimento do ator José Wilker, no dia 5 de abril. O documentário revela a saga da novela Roque Santeiro, desde a sua primeira versão, censurada em 1975, até ao grande sucesso ocorrido em 1985, mostrando os bastidores, a história não contada.

Ás 18h30, a realizadora Adriana Jacobsen estará no Cinema São Jorge para apresentar o documentário Outro Sertão, um documentário sobre a estadia do escritor João Guimarães Rosa, autor do clássico Grande Sertão: Veredas, na Alemanha nazista, quando ocupou o cargo de vice-cônsul em Hamburgo, entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos da sua biografia. Dividido em capítulos – a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida – o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo.

Às 22h00, os atores do célebre filme Cidade de Deus regressam à grande Tela, num documentário realizado por Cavi Borges e Luciano Vidigal. O documentário Cidade de Deus – 10 anos depois investiga o destino dos atores que participaram no filme para descobrir o que mudou nas suas vidas, profissionais e pessoais, nesta última década, mostrando as transformações vividas por estes atores em consequência da exposição e sucesso mundial do filme. Produzido pela Cavideo, o filme conta com a coprodução do Canal Brasil, Link Digital, Berny Filmes, Cinema Nosso e Nós do Morro. A produtora, Carla Aguiar, estará presente na projeção do filme.

Menção ainda para o documentário Azul Alvim, de José Paulo Valente, uma homenagem ao músico Fernando Alvim, viola prolífico, mas discreto, que acompanhou Carlos Paredes e Amália. Em 2011, depois de uma doença grave, Alvim voltou a surpreender com um álbum duplo repleto de sucessos, acompanhado dos maiores nomes da música portuguesa, que reconhecem a sua arte única e reverenciam os seus 50 anos de carreira. Uma produção da RTP, com autoria de Margarida Mercês de Mello.

No Instituto Francês (Avenida Luís Bivar, 91, Lisboa), as duas coproduções França/Moçambique O Grande Bazar (18h) e Hóspedes da Noite (19h), de Licínio Azevedo, e Cesária Évora – Morna Blues (20h), coprodução França e Cabo Verde, de Éric Mulet e Anaïs Prosaic, completam a mostra dedicada a França, o primeiro país não-lusófono convidado do FESTin.


Produzido pela Padrão Actual/ ASCULP – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa, em coprodução com o Cinema São Jorge e a EGEAC-CML, o FESTin nasceu em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.


Acompanhe! A Programação completa, nos seguintes endereços:

www.festin-festival.com
www.facebook.com/festin.lisboa
www.twitter.com/festinlisboa


Fonte: Setor de Imprensa do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário