segunda-feira, 21 de abril de 2014

WALTER GARCIA NO NÚCLEO DA CANÇÃO DA UFRGS.




Composição de canções e literatura em prosa: “Kafka” e “Na cachola”


Dando prosseguimento às atividades de 2014 do Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS, o professor da USP e compositor Walter Garcia conversa sobre composição de canções e literatura em prosa com Luís Augusto Fischer e Guto Leite. O encontro acontece no dia 25 de abril, às 19h, na Sala Fahrion (2º andar da Reitoria da UFRGS).

Segundo Walter Garcia, durante o encontro serão apresentados e discutidos dois processos de composição. O primeiro parte do conto “Os que passam por nós correndo”, de Franz Kafka, publicado com tradução de Modesto Carone em Contemplação / O foguista (São Paulo: Companhia das Letras, 1999). Em meio ao processo de trabalho que resultou em Valor de troca – um experimento lírico, apresentado pela Companhia do Latão em 2002, a composição da canção “Kafka” (Walter Garcia / Sérgio de Carvalho / Marcio Marciano) buscou articular seus elementos internos (versos, melodia, harmonia, pulsação rítmica) tomando por base a descrição objetiva e a argumentação um tanto cínica que estruturam o conto. Já o segundo processo partiu de um rascunho de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, no quadro de elaboração de seu romance As visitas que aqui estamos (São Paulo: Iluminuras, 2012). Durante a composição de “Na cachola” (Walter Garcia / A. G. F. Ferreira), a fala de uma moradora de rua, ouvida por alguém que a contempla, foi bastante modificada a fim de que a ideia de uma queixa em moto-contínuo se mantivesse na forma da canção.

Walter Garcia é professor da área de Música do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Organizou o livro João Gilberto (Cosac Naify, 2012). É autor de Melancolias, mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil (Ateliê Editorial, 2013) e de Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto (Paz e Terra, 1999), além de vários artigos sobre canção popular brasileira. Violonista e compositor produziu o CD Canções de cena (2004) para a Companhia do Latão.


NÚCLEO DE ESTUDOS DA CANÇÃO

Encontro com Walter Garcia | Composição de canções e literatura em prosa: “Kafka” e “Na cachola” | Mediação de Luís Augusto Fischer e Guto Leite

Quando: 25 de abril, sexta-feira, às 19h

Local: Sala Fahrion – 2º andar Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Informações: 33083933 / 330830304 / difusaocultural@ufrgs.br


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário