sexta-feira, 6 de junho de 2014

9ª edição do Festival Internacional de Cinema do RS, promovida pela Panda Filmes.




A grande novidade da 9ª edição do Festival Internacional de Cinema do RS, é que todas as sessões de filmes da mostra cinematográfica terão entrada gratuita, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul e Guaíba. A aquisição dos ingressos por parte do público continuará sendo realizada na bilheteria das salas de cinema.

Além disso, as atividades paralelas, promovidas pelo festival, continuam sendo destaque na programação. Nesse ano, diversos convidados brasileiros e estrangeiros, como o diretor e roteirista, Sergio Bianchi, do Jogo das Decapitações, Paulo Nascimento, diretor, roteirista do filme A Oeste do Fim do Mundo, Kiko Goifman, diretor e corroteirista do longa-metragem Periscópio, e Santiago Loza, diretor e roteirista do filme La Paz, serão parte central das aulas magnas, sessões comentadas e workshops – atividades realizadas também de forma gratuita para o público do festival. As vagas são abertas ao público e limitadas à lotação das salas; e as inscrições podem ser realizadas através do e-mail festinternacionalcinemars@gmail.com.

Todas as atividades serão realizadas nas salas C2 e A2B2, da Casa de Cultura Mario Quintana, com exceção das sessões comentadas, organizadas após a exibição dos filmes, na sala de cinema Paulo Amorim.


Confira abaixo a programação das atividades paralelas:

HORÁRIO DAS SESSÕES COMENTADAS

Jogo das decapitações
Com Sérgio Bianchi, no dia 6 de junho, sexta-feira, às 19h30.

Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa
Com Gustavo Galvão, no dia 7 de junho, sábado, às 19h30.

La Paz
Com Santiago Loza, no dia 8 de junho, domingo, às 19h30.

Periscópio
Com Kiko Goifman, no dia 10 de junho, quarta-feira, às 19h30.

A Oeste do Fim do Mundo
Com Paulo Nascimento, 11 de junho, quinta-feira, às 19h30.


HORÁRIO DAS AULAS MAGNAS E WORKSHOPS

Workshop de DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Pedro Rocha 06.06 – Sexta-feira Manhã: 10h – 12h Tarde: 14h – 17h C2 - CCMQ

Aula Magna de ROTEIRO E PRODUÇÃO
Cristiane Oliveira / Gustavo Galvão 07.06 – Sábado 14h – 18h C2 - CCMQ

Workshop TRILHA SONORA
Everton Rodrigues 08.06 - Domingo Manhã: 10h – 12h Tarde: 14h – 17h C2 - CCMQ

Aula Magna INSCRIÇÃO DE PROJETOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Beto Rodrigues / Tanize Cardoso 09.06 – Segunda-feira 14h – 18h A2B2 - CCMQ

Workshop DIREÇÃO DE ARTE
Daniel Fernandez 10 e 11.06 – Terça e quarta-feira Manhã: 9h – 12h Tarde: 14h – 17h A2B2 - CCMQ


Conheça mais os convidados especiais:

Beto Rodrigues:
Produtor executivo e sócio-fundador da Panda Filmes, atua como professor universitário há mais de dez anos e atualmente leciona no CRAV da UNISINOS. Na década de 1990, participa de várias produções atuando como produtor, diretor e roteirista. Nos anos 2000, atua genuinamente como produtor executivo e produtor associado de grandes produções, como “O Tempo e O Vento” de Jayme Monjardim.

Daniel Fernandez:
Diretor de Arte e Decorador de Set, é Sócio-fundador da empresa “Los Tipos”, em Montevidéu, participou da realização de 24 produtos audiovisuais entre curtas, longas e telefilmes. Em seu currículo consta também a participação em mais de 850 peças publicitárias. Recentemente, participou de produções como “Artigas, La Redota” e “Zanahoria”, em fase de pós-produção.

Everton Rodrigues:
Everton Rodrigues é compositor e produtor de trilhas sonoras de cinema. Com 4 longas e mais de 20 curtas e documentários, é conhecido pelo uso da música eletrônica e erudita em seus trabalhos. Dividindo-se entre o cinema, a TV e, eventualmente, o teatro, carrega uma bagagem de anos de estudo em trilhas sonoras e técnicas de orquestração.

Gustavo Galvão:
Jornalista (UNB) atua como diretor, produtor, roteirista e curador de mostras de cinema. Assina produção, direção e roteiro do longa “Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa” (2013), selecionado pelos curadores do Festival de Cannes e da Quinzena dos Realizadores para projeção no programa Encontros com o Cinema Brasileiro, promovido pela ANCINE.

Kiko Goifman:


Diretor e roteirista mineiro, nascido em Belo Horizonte em 1968, formou-se em arte e antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em multimeios pela Universidade de Campinas. Teve obras expostas nas bienais de São Paulo e do Mercosul. Dirigiu vários curtas e médias-metragens e os longas “33 (2003)” e ”Filmefobia”.

Sergio Bianchi


Diretor e roteirista radicado em São Paulo desde 1968 é autor de uma obra provocativa e polêmica, quase sempre selecionada para festivais de cinema como Berlim e Toronto. Formou-se em cinema pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo, onde realizou seus primeiros curtas-metragens, Omnibus e Segunda Besta. Participa ativamente de seus filmes, sendo na grande maioria produzido e roteirizado por ele.

Paulo André:
Ator brasileiro, integra o Grupo Galpão em Belo Horizonte. Protagonista do filme “O Homem das Multidões”- atuou nos filmes “Fronteira” (2008) de Rafael Conde, e “Moscou” (2009), de Eduardo Coutinho.

Paulo Nascimento:


Diretor e roteirista, realizou mais de cem filmes publicitários e institucionais, videoclipes e DVDs (Ney Matogrosso Interpreta Cartola e Chitãozinho e Xororó em Garibaldi). Dirigiu as minisséries “A Hora do Louva-a-Deus” e “Segredo” (veiculada pela RTP, de Portugal), e os curtas “Dedos de Pianista” e “O chapéu”. Dirigiu os filmes “A Casa Verde”, “Em Teu Nome”, “Valsa para Bruno Stein, Diário de um Novo Mundo”.

Pedro Rocha:
Jornalista (UFSM), trabalha como diretor de fotografia. É associado à Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e expert em vídeo digital e alta definição. Em 2004, dirigiu o documentário “Que Letra é Essa?” e arrebatou o Troféu Cineclub do Movimento Cineclubista Brasileiro. Recentemente, operou de câmera na série “The Amazing Race” e “Negalora”, da cantora Claudia Leite.

Santiago Loza:


Roteirista e Diretor argentino, Santiago Loza dirigiu os longas “Extraño (2003)”, “Los labios (2010)” e “La Paz (2013)”. Estudou na Escola Municipal de Artes Dramáticas (ENERC) e também atua como assistente de direção. “Los Labios” arrebatou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.

Tanize Cardoso:
Cursou administração (Ulbra) e contabilidade (Unisinos) e direito (Unisc), integra a equipe administrativa e o setor de projetos da Panda Filmes. Participou como controller do 8º Festival de Verão de Cinema Internacional do RS, 8ª e 9ª Seleção de Filmes e da série “Oxigênio” – em finalização. Finalizou a prestação de contas dos longas “A Casa Elétrica”, “Insônia” e “Corpos Celestes”.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Panda Filmes, através de Paola Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário