segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sala Redenção – Cinema Universitário convida para a exibição do filme Limite.




Sala Redenção – Cinema Universitário convida para a exibição de Limite (Brasil, 1931, 120min) de Mário Peixoto, do acervo da Cinemateca Brasileira. A sessão faz parte da programação do projeto Cinemas em Rede. Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Quatro Instituições participam desta fase piloto do Projeto: a UFRGS (Sala Redenção - Cinema Universitário); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes-ECA); UFBA (Sala de arte Cinema da UFBA) e a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema.

No dia 10 de junho, às 19h, a Cinemateca Brasileira compartilhará a sessão com os outros pontos do projeto.


Limite chegou a ser lançado em um cinema do Rio, em 1930, mas logo foi retirado de cartaz pelo seu próprio autor, em decorrência da reação desfavorável da plateia. Decepcionado, Peixoto não se interessou mais em exibi-lo, guardando consigo todas as cópias do filme. Segundo se informa, entretanto, Limite teria sido exibido numa sessão particular em Londres, em 1931, e foi elogiado por Eisenstein. Na mesma época foi mostrado em sessões fechadas no Rio e, depois disso, apenas visto em projeções clandestinas na década de 50. Em 8 de novembro de 2007, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO nominou o filme LIMITE, apresentado pela Cinemateca Brasileira e a Secretaria do Audiovisual / MinC, como patrimônio nacional brasileiro protegido em benefício da humanidade. Em 25 de março de 2008, o Comitê Regional para América Latina e Caribe, do mesmo Programa, chancelou a obra como patrimônio protegido no âmbito da América Latina e Caribe. O filme foi recuperado por iniciativa de Plinio Sussekind Rocha. Os trabalhos de restauração, orientados por Saulo Pereira de Mello, foram iniciados em 1958 e concluídos em 1971. Em janeiro de 2011, a Cinemateca Brasileira concluiu a restauração digital do filme.


LIMITE (Brasil, 1931, 120min) de Mário Peixoto


10 de Junho – terça-feira – 19h

Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS


Longa-metragem / Silencioso / Ficção


35mm, BP, 120min, 3.340m, 16q, Vitaphone

Ano: 1931

País: BR

Cidade: Rio de Janeiro

Experimental; Drama

Produção: Peixoto, Mário

Argumento: Peixoto, Mário

Roteiro: Peixoto, Mário

Direção: Peixoto, Mário

Assistência de direção: Cósta, Rui

Câmera: Brazil, Edgar

Assistência de câmera: Cósta, Rui

Iluminação: Brazil, Edgar

Montagem: Peixoto, Mário; Brazil, Edgar

Música: Satie, Erik; Debussy, Claude-Achille; Prokofiev, Serghei Sergheievitch; Ravel, Maurice; Stravinsky, Igor; Borodin, Aleksandr Porfirevitch; Franck, César

Trilha musical: Pedreira, Brutus

Locação: Mangaratiba - RJ

Identidades/elenco:
Breno, Olga (Mulher n.1)
Rei, Taciana (Mulher n.2)
Santos, Carmen (Prostituta do cais)
Schnoor, Raul (Homem n.1)
Pedreira, Brutus (Homem n.2)
Peixoto, Mário (Homem do cemitério)
Brazil, Edgar (Espectador adormecido)


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário