sábado, 19 de julho de 2014

Alfaiataria Itinerante abre inscrições até dia 11 de agosto.




Laboratório de criação de séries pretende capacitar 40 estudantes de roteiro em sete cidades do Rio Grande do Sul.


O projeto cultural Alfaiataria Itinerante oferece a oportunidade de desenvolver um projeto de obra televisiva seriada com consultoria e acompanhamento gratuitos. O projeto é financiado pelo Edital SEDAC Desenvolvimento da Economia da Cultura, do Governo do Estado do RS, com produção da Coelho Voador e apoio da Epifania Filmes e pretende formar talentos, além de movimentar o mercado de produções seriadas no estado. Ao todo, o laboratório de criação de séries capacitará oito grupos de cinco integrantes – sendo dois em Porto Alegre e seis nas cidades de Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria – que desenvolverão coletivamente o roteiro para uma série de ficção.

Ao longo de quatro meses, os integrantes selecionados terão consultoria na parte criativa – durante o desenvolvimento da bíblia de série – e posteriormente assessoria de produção executiva para os projetos desenvolvidos. A Alfaiataria Itinerante pretende ir ao encontro da nova legislação da TV por Assinatura – que exige que os canais exibam três horas e trinta minutos semanalmente de conteúdo audiovisual brasileiro em suas programações – e trabalhar para formar novos talentos e movimentar o mercado gaúcho de produções seriadas.

O perfil almejado preza por criatividade, interesse por narrativas ficcionais, comprometimento e capacidade de trabalhar em grupo – não é necessária experiência prévia em roteiro de ficção. Ao todo, serão 16 encontros semanais por grupo, a partir da segunda quinzena de agosto. Para os grupos de Porto Alegre os encontros serão presenciais e, para os grupos do interior, serão via Skype e com visita dos consultores. As inscrições podem ser confirmadas através do site http://coelhovoador.com.br/alfaiataria/ até o dia 11 de agosto. Formam a equipe de consultores os roteiristas Leo Garcia, Frederico Ruas, Tiago Rezende e Tomás Fleck.


Os Consultores

Leo Garcia


Leo Garcia é cineasta e sócio da Coelho Voador. Mestre em Roteiro (UPSA – Salamanca, Espanha), escreveu roteiros para longas, curtas e séries, tendo vencido diversos editais e premiações. É idealizador do projeto da Alfaiataria e também o diretor geral do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o primeiro Festival de Roteiro da América Latina.


Frederico Ruas


Frederico Ruas é cineasta e sócio da Anti-Filmes. Trabalha como montador, diretor e roteirista. Este ano, lançou seu primeiro longa-metragem "TERRAQUEOS - Vestígios de uma Era Digital” (2014, doc. Experimental), que roteirizou, dirigiu e montou.


Tiago Rezende


Tiago Rezende é cineasta e sócio da Verte Filmes. Estudioso a respeito da complexidade narrativa das séries contemporâneas, trabalha como roteirista e produtor executivo. Seu primeiro longa-metragem como roteirista deve ser finalizado este ano: "Mar Inquieto", que foi contemplado no Edital de Finalização FAC-RS.


Tomás Fleck


Tomás Fleck é roteirista, coordenador de projetos e produtor. Foi roteirista e produtor executivo do piloto de série "Necrópoles", produzido pela VERTE filmes. Atuou como produtor no FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre.


A Alfaiataria

O projeto Alfaiataria tem se especializado na formação de profissionais, produção e lançamento de roteiros audiovisuais para o cinema gaúcho. Além de movimentar um nicho importante do mercado audiovisual, a Alfaiataria deu um novo e importante passo em seu desenvolvimento no papel de formação de roteiristas.

Em 2010, como uma proposta-piloto, sem nenhum apoio ou financiamento, seis roteiristas se reuniram semanalmente na sede da Coelho Voador, com o intuito de cada membro desenvolver um argumento de longa-metragem original e trocarem opiniões, experiências e técnicas.

Em 2011, a Alfaiataria evoluiu com uma proposta ainda mais abrangente: a criação de duas séries com duas equipes remuneradas, ambas lideradas por Leo Garcia e o desenvolvimento de 12 argumentos de longas-metragens por parte de estudantes e roteiristas iniciantes, também com a coordenação geral de Garcia.


Fonte: Projeto cultural Alfaiataria Itinerante, através de Calvin Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário