sábado, 26 de julho de 2014

DIEGO LERMAN: DIRETOR ARGENTINO EM DOSE DUPLA EM SP.




*“O Olhar Invisível” e o inédito “Refugiado” (imagem acima) que foi exibido hoje 26/07 e no dia 28/07


*cineasta estará em SP de 28 a 30/07


O cineasta argentino Diego Lerman, de “Tão de Repente” (2002), tem seus dois mais recentes filmes exibidos em São Paulo hoje 26/07 e dia 28/07.

Seu quarto longa-metragem, “Refugiado”, produção de 2014 inédita no Brasil, é um dos destaques do 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece até o dia 30/07, em diversas salas paulistanas. Lançado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, o filme é um road movie que acompanha um garoto de sete anos e sua mãe em um emocionante drama com toques de humor.

A projeção, com presença do diretor, acontece no dia 28/07, segunda-feira, às 19h00, no Cinesesc e é gratuita. Lerman permanece em São Paulo até o enceramento do evento.

Baseado no romance "Ciências Morais" de Martin Koham, “O Olhar Invisível”, de 2010, é atração de hoje sábado, 26/07, no projeto Cine Direitos Humanos. A sessão acontece às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo), com entrada franca. O enredo se passa em Buenos Aires, no mês de março de 1982, quando a ditadura militar começa a ser contestada pelas ruas da cidade. Focaliza uma professora de 23 anos, que trabalha em um colégio, conhecido por formar as classes dirigentes do país, e se torna a candidata perfeita para ser o "olho invisível": aquela que vê tudo, que espia e controla todos, sem que eles saibam que estão sendo observados. Lançado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, “O Olhar Invisível” rendeu à atriz Julieta Zylberberg o prêmio de melhor atriz outorgado pela Associação de Críticos Cinematográficos da Argentina. A mesma entidade premiou o filme como o melhor roteiro adaptado.

Nascido em Buenos Aires em 1976, Diego Lerman conquistou prestigio internacional com seu longa de estreia, “Tão de Repente”, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Locarno. Já seu segundo filme, “Mientras Tanto” (2006), foi selecionado para o Festival de Veneza.

A curadoria do 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Felipe Macedo, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. Uma realização da Associação do Audiovisual, o evento conta com patrocínio da Petrobras e da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (através da Lei Federal n° 8.313), copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e correalização do Sesc São Paulo.

Dados sobre os filmes, a programação completa e outras informações podem ser acessadas no site: www.festlatinosp.com.br. A Fanpage do evento no Facebook é https://www.facebook.com/FestivalDeCinemaLatinoAmericanoDeSaoPaulo.


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira e Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário