domingo, 27 de julho de 2014

DEMÉTRIO XAVIER COMENTA ATAHUALPA YUPANQUI NO NÚCLEO DA CANÇÃO.




Com a mediação de Luís Augusto Fischer, o Núcleo de Estudos da Canção recebe o músico Demétrio Xavier para uma audição comentada de obras do compositor argentino Atahualpa Yupanqui. O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de julho, às 19h, na Sala Fahrion (segundo andar da Reitoria da UFRGS).

Atahualpa Yupanqui, nome escolhido ainda na adolescência pelo escritor, músico e compositor, significa, em quíchua, “o filho da terra que veio de longe para narrar”. É no canto que ele – marcado que foi pela terra – oferece o melhor de sua narrativa.

Demétrio Xavier traz um apanhado desse canto, a partir de três eixos fundamentais da obra de Yupanqui: o Caminho, o Silêncio e a Guitarra, através da audição de canções clássicas do autor – conhecidas em interpretações como as de Mercedes Sosa – e de temas pouco difundidos, num repertório composto ao longo de seis décadas, período em que Atahualpa provocou o interesse mundial pela profundidade minimalista de sua criação. Trata-se de um cancioneiro que se apresenta com a simplicidade do folclore, mas alcança uma amplitude universal; ora questionador, ora em forma de sentenças, às vezes beirando matizes místicos e temas cósmicos, mas sem perder a raiz humana, social e popular.

Demétrio Xavier é músico e dedica-se especialmente à música crioula do Uruguai e da Argentina. Atuando no Rio Grande do Sul e nos dois países platinos, enfatiza sua pesquisa na obra do argentino Atahualpa Yupanqui, tendo traduzido e gravado, em versão bilíngue, seu poema maior, “O pajador perseguido”. Venceu a 36ª Califórnia da Canção Nativa, com poesia musicada por Marco Aurélio Vasconcellos, “A sanga do Pedro Lira”. Formado em Ciências Sociais pela UFRGS, Demétrio conduz na FM Cultura de Porto Alegre o programa Cantos do Sul da Terra, dedicado à música e à literatura do sul do continente e indicado em 2012 ao Prêmio Press.


NÚCLEO DE ESTUDOS DA CANÇÃO

Demétrio Xavier comenta Atahualpa Yupanqui | Mediação de Luís Augusto Fischer

Quando: 28 de julho, segunda-feira, às 19h

Local: Sala Fahrion (segundo andar da Reitoria da UFRGS |Av. Paulo Gama, 110

Inscrições: www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: Lígia Petrucci | 3308.3933 | 3308.3034 |ligia@difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica - Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário