terça-feira, 26 de maio de 2015

Exposição ‘Aos Olhos de Caymmi’ permanece no Memorial da América Latina até 14 de junho.




A MOSTRA APRESENTA ILUSTRAÇÕES PRODUZIDAS PELO ARTISTA DORIVAL CAYMMI E TEM COMO INSPIRAÇÃO SUAS PRÓPRIAS CANÇÕES


Clássicos como “Marina”, “Milagre” e “O que é que a baiana tem?”, de Dorival Caymmi, encantam e embalam diversas gerações. Agora, sua faceta de ilustrador pode ser conhecida pelo grande público na mostra Aos Olhos de Caymmi - Exposição de Canções Ilustradas, em cartaz até o dia 14 de junho no Salão de Atos do Memorial da América Latina, em São Paulo.

A partir da interação e observação do seu universo particular, Dorival traduziu nas suas composições e, consequentemente, nas imagens, cenários tipicamente baianos: o coqueiral de Itapuã, a areia branca do Abaeté, as festas populares, uma puxada da rede ou um acarajé com vatapá. Em “Aos Olhos de Caymmi - Exposição de Canções Ilustradas”, o público paulista tem a oportunidade de conhecer dez ilustrações feitas a partir de canções de sua autoria, além de fotos do arquivo da família, áudios e vídeos que fazem um resgate histórico. Com visitação gratuita, a mostra permanece no local até 14 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h.

A mostra, que teve início em Salvador (BA) e ainda será levada para o Rio de Janeiro, conta com a curadoria de Rose Lima, arquiteta e curadora com mais de 18 anos de atuação reconhecida no cenário cultural baiano, tendo trabalhado com nomes como Caetano Dias, Bel Borba e Ayrson Heráclito. “Buscamos conectar o universo de inspiração de cada ilustração reunindo música, partitura, contexto, fonograma, intérpretes, admiradores e algumas curiosidades. Assim, apresentamos o pintor Dorival Caymmi, cujos olhos de artista traduziu palavras e sons em imagens”, acrescenta a curadora. A exposição tem produção assinada pela empresa Hasta La Luna Iniciativas Culturais e patrocínio do Grupo LM.

Além da exposição para render homenagens pelo trabalho de Dorival Caymmi, o Grupo LM distribuiu em 2014 uma reprodução de um caderno lançado no ano de 1984 com os desenhos que servem de base para a exposição. Neste material, encontram-se ilustrações que ele produziu sobre as músicas “Marina”, “Dora”, “Rosa Morena”, “João Valentão”, “Vou vê Juliana”, “Rainha do Mar”, “O que é que a baiana tem?”, “A Preta do Acarajé”, “Vatapá” e “Milagre”. O caderno ainda vem com um autorretrato do cantor e um CD com canções interpretadas por Danilo.

Fomento à cultura - Com atuação em todo território nacional, o Grupo LM se destaca como incentivador da cultura, através do apoio ao projeto que preserva e promove um legado deixado por um dos mais importantes artistas brasileiros. Nesta exposição, o Grupo investiu aproximadamente R$ 300 mil, via Lei Rouanet. “Este projeto revela a obra de um homem que, como ninguém, levou aos quatro cantos as riquezas de nossa terra e de nosso saber”, cita Luiz Mendonça Filho, presidente do Grupo LM.

Nos últimos anos, o Grupo LM já investiu mais de R$ 2 milhões na cultura, patrocinando publicações, espetáculos e exposições. Um dos destaques é o investimento no memorial “A Casa do Rio Vermelho”, que pertenceu aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, reaberto em novembro de 2014, tido como um dos principais pontos turísticos e espaço cultural da capital baiana. Além disso, investiu na publicação dos livros de fotografia “Cairu, Cidade do Sol” e “Encantos de Tinharé”, de Rui Rezende, no livro “Semiótica”, do artista plástico Bel Borba e a publicação do único conto literário assinado por Carybé, intitulado “Iaba”.


Declaração

“É tudo muito simples, natural. Eu parto de cenas reais, na maioria das vezes, corriqueiras até. [...] No entanto, são necessários uns olhos especiais para se ver a música que é abstrata. Assim eu primeiro vejo a música. Depois a absorvo e logo após a transformo em canção. [...] Aí entram a imaginação, como eu já lhe disse, e também a observação. [...] Acontece que eu saía e via as coisas.” Dorival Caymmi


SERVIÇO

Exposição “Aos Olhos de Caymmi”

Onde: Salão de Atos do Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP, CEP: 01156-001

Quando: visitação de terça a domingo, até 14 de junho de 2015, das 9h às 18h


Fonte: Agência Febre, através de Maria Inez Aranha e Ciro Bonilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário