terça-feira, 12 de maio de 2015

Programão Carioca apresenta sessões de cinema e teatro gratuitas na Biblioteca Parque Estadual.




Peça “Pedro Malazarte e a Arara Gigante” e filme “Doce Mãe” serão exibidos no dia 16 de maio, sábado. Iniciativas culturais do Centro também estarão no projeto com apresentações de espetáculo e curtas-metragens.

A próxima parada do Programão Carioca, projeto da Globo que leva manifestações culturais para diversos lugares do Rio e do Grande Rio, será a Biblioteca Parque Estadual, espaço da Secretaria de Estado de Cultura que reúne no Centro frequentadores de toda a cidade interessados em arte, cultura e literatura. No dia 16 de maio, sábado, a partir das 15h, o projeto apresenta na BPE a peça infantil Pedro Malazarte e a Arara Gigante e o filme Doce de mãe. O Programão Carioca também abre espaço para artistas locais, como os grupos Cinema Nosso e Nossa Senhora do Teatro. Todas as atividades são gratuitas.

Com 12 indicações a prêmios no Rio de Janeiro, a peça Pedro Malazarte e a Arara Gigante – espetáculo infantil escrito pelo gaúcho Jorge Furtado – conta mais uma história deste personagem folclórico e consagrado por suas brincadeiras malandras nos contos populares. A partir da trama, o autor discute temas como a relatividade (“pouco é muito pra quem não tem nada”), a ética (“contar ou não uma mentira”) e a diferença de raciocínio entre as crianças do campo e da cidade. No elenco, George Sauma, João Pedro Zappa, Luisa Arraes, Cadí Oliveira e André Sigaud.

Em seguida, às 17h, será a vez do longa Doce de mãe, também de Jorge Furtado. Estrelado por Fernanda Montenegro (Dona Picucha), o filme mostra a reviravolta na vida da personagem principal quando sua amiga e empregada Zaida (Mirna Spritzer), após 27 anos, decide se mudar. Com esta saída, os quatros filhos de Dona Picucha se questionam sobre o destino da mãe, dando partida para uma divertida e emocionante história. Por seu personagem, Fernanda Montenegro ganhou o Emmy Internacional de Melhor Atriz em 2013.

Depois de contemplar iniciativas locais de projetos de Guadalupe e Manguinhos, o Programão Carioca vai apresentar a intervenção teatral “Coragem, você vai precisar!”, do Nossa Senhora do Teatro. Criado em 2003 no Centro da cidade, o projeto oferece gratuitamente oficinas de teatro para aqueles que querem conhecer e estudar esta arte. A encenação no dia 16 será uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro, que inspirou o projeto.

Também nesta data, haverá exibição dos curtas Lapa de rua e Postal da Lapa, produzidos por alunos do grupo Cinema Nosso – instituição sociocultural que busca democratizar o audiovisual entre adolescentes e jovens alunos de escolas públicas. O projeto, que existe há 12 anos em um casarão na Lapa, é considerado um dos mais populares em audiovisual da América Latina, realizando cursos, oficinas, produções, palestras, mostras, sessões de cinema e festivais.


SERVIÇO:

Programão Carioca

Data: 16 de maio (sábado, excepcionalmente)

Local: Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual - Av. Presidente Vargas, 1261 - Centro - Rio de Janeiro

Entrada gratuita. Retirada de senhas uma hora antes de cada atividade no Balcão Cidadão (Prédio Anexo).


PROGRAMAÇÃO:

15h – PEÇA “Pedro Malazarte e a Arara Gigante” (Classificação livre)

17h– FILME “Doce de mãe” (Classificação 12 anos)

Iniciativa local: “Coragem, você vai precisar!” do grupo Nossa Senhora do Teatro e curtas do grupo Cinema Nosso


Programão Carioca:
Criado em 2013, o Programão Carioca é uma iniciativa da Globo, com o apoio da Globo Filmes, que leva mensalmente cinema, teatro e outras manifestações artísticas para moradores de várias regiões do Rio e Grande Rio. Na primeira temporada, foram sete filmes de grande sucesso e cinco peças teatrais, que animaram o fim de semana do público de sete locais, como Queimados, Marechal Hermes, Seropédica e Niterói.

A segunda temporada do projeto também foi um sucesso e passou por locais como Madureira, Nilópolis, Barra da Tijuca (Cidade das Artes), Penha, Itaboraí, Caxias, Copacabana (Quiosque da Globo), Pavuna, Manguinhos, Bangu (Talavera Bruce), Paquetá, Santa Cruz, Campo Grande e Pavuna. No total de dez edições, que incluem uma versão especial do Festival do Rio, os participantes conferiram 15 longas e dez montagens teatrais.

Com um público de 15 mil pessoas nas duas temporadas, o evento vem fomentando a cultura por onde passa e formando novas plateias interessadas em teatro, cinema e artes.


Fonte: Approach Comunicação Integrada, através de Melina Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário