sexta-feira, 29 de abril de 2011

30 anos sem o mestre do suspense:

Ele era inglês, fascinado por loiras e 30 anos depois da sua morte por insuficiência renal, em sua casa em Los Angeles. ainda é referência para muitos cineastas. Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. Foi dele a ideia de criar suspense fazendo com que a gente soubesse antes o que os personagens nem imaginavam.
Alfred Hitchcock nasceu em Londres em 1899, filho de um casal de conservadores e foi criado através de uma severa educação, estudando em colégio de jesuítas. Formou-se em engenharia, chegando mesmo a trabalhar na profissão por um tempo. Mas largou o emprego para ser desenhista de intertítulos dos filmes da sucursal da Players Arts. Curioso, procurava aprender tudo sobre a linguagem cinematográfica, em um belo dia, acabou por ser promovido a diretor pelo produtor Michael Powell. Tem início, então, a sua fase inglesa que vai até o final dos anos 30, quando é convidado por David Selznick (produtor de E o vento levou), que ficou muito impressionado com seus filmes feitos na Inglaterra e o convidou para morar em Hollywood.
Alfred Hitchcock foi para os Estados Unidos em 1939, fazendo seu primeiro filme em solo americano, Rebecca, a mulher inesquecível e já foi indicado ao Oscar. Mas, o reconhecimento de Alfred Hitchcock veio através de François Truffaut que o consagrou na Cahiers du Cinéma como "autor".
O apogeu de Alfred Hitchcock se encontra nos anos 1950, com várias obras-primas. Nos anos 60, Psicose e Os pássaros, são os grandes destaques. Vale citar ainda Confissões de uma ladra de 1964, pois, a partir do fracasso comercial deste, o mestre, perde a sua unidade de produção independente, ficando assim à mercê dos estúdios. Na sua fase final ainda tem Cortina rasgada de 1966, Topázio de 1969, Frenesi de 1972, que é uma preciosidade, e como sua última obra o filme Trama macabra de 1976.

Ficamos agora com o trailer de seu último filme (Trama Macabra), onde aparecem cenas do mestre Hitchcock.


Fonte: www.yotube.com


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.terramagazine.terra.com.br, www.g1.globo.com e www.cinepipocacult.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário