segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Maior nome do cinema Japonês:

Fonte: www.google.com.br/imagens


Akira Kurosawa nasceu em Tóquio, no dia 23 de Março de 1910, foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. É amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes da história do cinema. Com uma carreira de cinquenta anos, Akira Kurosawa esteve na direção de 31 filmes, sendo que vinte e quatro somente no período de 1943 a 1965. Em 1989, foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra. Akira Kurosawa foi responsável pela projeção internacional do cinema do Japão.
Os Kurosawas descendiam de um clã de samurais. Na juventude Akira Kurosawa trabalhou como pintor e ilustrador de revistas, criando anúncios publicitários. Em 1943 inicia a carreira de cineasta como assistente de direção.
Seu primeiro trabalho foi Sugata Sanshiro de 1943. Foi o introdutor do gênero samurai no cinema, com temas como a honra acima de tudo. No Festival de Cinema de Cannes foi homenageado pelo seu filme "Ran" do qual ele mesmo dizia que era a "obra de sua vida". Tornou-se conhecido mundialmente com o filme Rashomon de 1950, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1954 filma outro sucesso internacional, Os Sete Samurais, depois adaptado como western pelos norte-americanos. Em suas obras, Akira Kurosawa é fortemente influenciado pela cultura ocidental, o que o leva a ser muito criticado em seu país. Fora do Japão, contudo, é aclamado pela crítica e pelo público. Dirige em 1975 Dersu Uzala, em coprodução com a União Soviética, e ganhou novamente o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Entre seus últimos filmes estão Sonhos de 1990, Rapsódia em Agosto de 1991 e Madadayo de 1993. Seu último filme foi "Depois da Chuva", finalizado postumamente em 1999 por seu discípulo Takashi Koizumi. Akira Kurosawa faleceu aos 88 anos, em Setagaya no dia 6 de Setembro de 1998.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.algosobre.com.br, www.8super8.blogspot.com e www.educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário