domingo, 3 de abril de 2011

Um símbolo de sensualidade

MARILYM MONROE
Fonte: www.google.com.br/imagens


Norma Jeane Mortensen, nome artístico “Marilyn Monroe”, nascida no County Hospital em Los Angeles, em 01 de junho de 1926, foi uma atriz norte-americana.
É uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX.
Marilyn Monroe passou grande parte de sua infância em casas de parentes e orfanatos, pois, sua mãe Gladys Pearl Monroe, havia sido internada em um hospício por graves problemas psicológicos. Em 1937, Marilyn Monroe mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Em 1942, o marido de Grace foi transferido a trabalho para a costa leste e o casal não tinha condições financeiras para levar Marilyn Monroe, na época com dezesseis anos. Marilyn Monroe tinha duas opções: Voltar para o orfanato ou se casar com seu namorado.
No dia 19 de julho de 1942, Marilyn Monroe casou-se com Jimmy Dougherty, de 21 anos, a quem namorava há seis meses. Jimmy Dougherty entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul, em 1944. Após a partida de Jimmy Dougherty, Marilyn Monroe começou a trabalhar como modelo fotográfico e também começou a estudar o trabalho das lendárias atrizes Jean Harlow e Lana Turner, e inscreveu-se em aulas de teatro, sonhando com o estrelato. Porém, o marido Jimmy Dougherty retornou em 1946, o que significou que Marilyn Monroe tinha que fazer outra escolha, dessa vez entre seu casamento e sua carreira.
Marilyn Monroe e Jimmy Dougherty divorciaram-se em junho de 1946, pois ele não aceitava sua carreira. Marilyn Monroe foi contratada oficialmente pela Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946, em que ganhava 125 dólares por semana. Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro claríssimo e foi quando adotou oficialmente o nome artístico, Monroe era o sobrenome da sua avó materna e Marilyn o nome mais chique da época.
O primeiro papel de Marilyn Monroe no cinema foi uma participação não creditada em Sua Alteza, a Secretária (The Shocking Miss Pilgrim, 1947), de George Seaton. No entanto, foi seu desempenho em Torrentes de Paixão, (Niagara, 1953), de Henry Hathaway, que a tornou estrela.
O sucesso de Marilyn Monroe em Torrentes de Paixão lhe rendeu, no mesmo ano, os papéis principais em Os Homens Preferem as Louras, (Gentlemen Prefer Blondes), de Howard Hawks, e Como Agarrar um Milionário, (How to Marry a Millionaire), de Jean Negulesco. A revista Photoplay votou Marilyn Monroe como melhor atriz iniciante de 1953.
Em 1955, Marilyn Monroe estava pronta para livrar-se da imagem de furacão loiro. Essa imagem tinha dado a ela o estrelato, mas agora tinha a oportunidade e a experiência, para seguir com seriedade a carreira de atriz, queria experimentar novas sensações e poder mostrar que era mais que uma mulher que atiçava o imaginário sexual dos homens. Ela mudou-se de Hollywood para Nova York, para estudar na escola de atores de Lee Strasberg. Em 1956, Marilyn abriu sua própria produtora, Marilyn Monroe Productions. A empresa produziu os filmes Nunca Fui Santa, (Bus Stop, 1956), de Joshua Logan e O Príncipe Encantado, (The Prince and the Showgirl, 1957), dirigido e coestrelado por Sir Laurence Olivier. Esses dois filmes serviram para Marilyn Monroe mostrar seu talento e versatilidade como atriz. Em 1959, Marilyn Monroe brilhou em Quanto Mais Quente Melhor, (Some Like It Hot), de Billy Wilder, e teve seu trabalho reconhecido ao vencer o Globo de Ouro de "Melhor Atriz em Comédia".
O filme “Os Desajustados”, (The Misfits), de 1961, dirigido por John Huston e coestrelado por Clark Gable e Montgomery Clift, acabou sendo o último filme completo de Marilyn Monroe e a despedida das telas de Clark Gable.
Marilyn Monroe foi encontrada morta no seu quarto, com uma pequena discordância no dia de sua morte, algumas biografias relatam dia 4, outras como dia 5 de agosto de 1962, com apenas 36 anos. Ao lado dela, havia um frasco de remédio para dormir, levando a conclusão de que ela havia sofrido uma overdose, intencional ou acidental.
A estrela personificou o glamour hollywoodiano dos anos 50. Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade, a tornaram uma das mulheres mais desejadas do século 20. Nos Golden Globes de 1962, Marilyn Monroe foi nomeada a "personalidade feminina favorita de todo cinema mundial", provando mais uma vez que era mundialmente adorada.

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.educacao.uol.com.br e www.discoverybrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário