terça-feira, 26 de abril de 2011

O pioneiro do jornalismo literário:

Truman Capote
Fonte: www.google.com.br/imagens


Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans, 30 de setembro de 1924, nascido em Los Angeles, 25 de agosto de 1984) foi um escritor norte-americano.
Truman Capote era filho de Archulus Persons, um comerciante e de Lillie Mae Faulk. Seus pais se divorciaram quando ele tinha quatro anos, e ele foi mandado para Monroeville, no Alabama, onde cresceu com seus parentes maternos. Truman Capote aprendeu sozinho a ler e escrever antes de entrar na primeira série. Aos dez, ele submeteu seu conto Old Mr. Busybody a um concurso infantil patrocinado pela Mobile Press Register.
Em 1933, Truman mudou-se para Nova Iorque, para viver com sua mãe e seu padrasto Joseph "Joe" Capote, um cubano que trabalhava no ramo têxtil, e que o adotou e o rebatizou de Truman García Capote. Truman se forma na Escola Dwight, uma instituição particular que hoje concede um prêmio anual que leva seu nome. Aos 17 anos, Truman finaliza sua educação formal e começa a trabalhar na The New Yorker.
Entre 1943 e 1946, Truman escreveu uma série de contos, publicados trimestralmente em revistas conhecidas como a Harper's Bazaar, The Atlantic Monthly, Mademoiselle e The New Yorker.
O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo), transformado em um filme. O seu grande sucesso é A Sangue Frio (In Cold Blood) de 1966, obra com que inicia um gênero por ele denominado non-fiction novel, tal fato foi mostrado no filme Capote (filme que relata uma determinada parte da vida de Truman). Posteriormente publica Música para Camaleões (Music for Chameleons). Escreve também guiões para filmes, como Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers.
Truman Capote morreu em 25 de agosto de 1984, em Los Angeles, em consequência de seu vício por álcool e barbitúricos. Sua vida foi tão polêmica como grandes foram suas obras, ele passava uma imagem de escritor maldito.

Fonte: www.netsaber.com.br, Wikipédia, a enciclopédia livre e www.educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário