quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aniversariante da semana (01/06 - Morgan Freeman):

Fonte: www.google.com.br/imagens


Morgan Freeman, natural de Memphis, Tennesee, EUA.

Premiações:

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em Menina de Ouro;

Globo de Ouro de Melhor Ator Comédia/Musical em Conduzindo Miss Daisy.

Antes de iniciar-se nas artes dramáticas, Morgan Freeman pensou em concretizar o sonho de se tornar piloto. De 1955 a 1959, logo após formar-se no Los Angeles Community College, ele conseguiu chegar à Força Aérea Americana, porém, não como piloto e sim como mecânico. Apenas recentemente adquiriu brevê para conduzir aeroplanos particulares.
Morgan Freeman teve formação basicamente teatral, iniciando sua carreira na década de 1960, na produção Off-Broadway Niggerlovers. No mesmo período, conseguiu participar da versão totalmente negra de Hello, Dolly! Seguindo de uma série de papéis, tanto em grandes espetáculos quanto nos circuitos alternativos de Nova York. Morgan Freeman migrou dos palcos para a TV em 1971, com o programa infantil ''The Electric Company'', no canal PBS. Ainda no mesmo ano, Freeman também chegou aos cinemas, com o filme ''Who Say's I Can't Ride a Rainbow?''. A década de 1970, porém, provou-se escassa em boas oportunidades, e o ator refugiou-se em telefilmes de qualidade e repercussões fracas. Seu primeiro filme ao lado de uma grande estrela (no caso, Robert Redford) foi ''Brubaker''. Em 1981, finalmente interpretou um papel de respeito, foi o líder racial Malcom X em ''Death of a Prophet''. A partir dai, tornou-se rotina para ele interpretar grandes figuras históricas.
Em 1989, Morgan Freeman concorreu ao Oscar, como protagonista, graças ao tocante drama ''Conduzindo Miss Daisy''. No mesmo ano, ele ainda participou de outro sucesso de público e outro de crítica, respectivamente ''Meu Mestre, Minha Vida'' e ''Tempo de Glória''. Em 1994, Freeman foi indicado ao Oscar por bancar o presidiário veterano que aconselha o novato Tim Robbins em ''Um Sonho de Liberdade''. E com Menina de Ouro, o ator chegou ao seu auge, ganhando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Nestes últimos anos, Morgan Freeman experimentou uma variedade de personagens e de colegas de trabalho que condisse com seu próprio espectro dramático. Morgan Freeman ranqueou em 37º na lista da revista Empire dos maiores astros de todos os tempos. Em seus últimos trabalhos de destaque, estão Invictus, com Matt Damon e Red que contracenou ao lado de Bruce Willis.

Fonte: www.google.com.br/imagens


Fonte: http://mundocurioso-dinho-music.blogspot.com, www.stars-celebrites.com, www.portaldecinema.com.br, www.adorocinema.com, Wikipédia, a enciclopédia livre e http://fuxicoonline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário