sábado, 11 de junho de 2011

Poesia e cinema: Cyrano de Bergerac (1950)

Cyrano de Bergerac (1950) Vencedor do Oscar de Melhor Ator para José Ferrer, é um filme baseado na peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand. O filme foi lançado em preto e branco, em 1950, na cidade de Los Angeles. Foi à primeira versão inglesa da obra de Edmond Rostand, usando a tradução que o poeta Bryan Hooker fizera em 1923, especialmente para a interpretação de Walter Hampden, usando a tradução em versos brancos (versos sem rima), no lugar dos originais versos alexandrinos de Edmond Rostand.
No século XVII, Cyrano de Bergerac, espadachim e poeta, um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira, Cyrano de Bergerac ama sua prima Roxane, mas não se declara, porque tem vergonha do nariz descomunal. Roxane, moça inteligente, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais.
O jovem Christian de Neuvillette também a ama, mas não sabe falar com brilhantismo, ao contrário de Cyrano, que tem o dom da palavra. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser feio, resolve ajudar Christian de Neuvillette a conquistá-la através das palavras.

Ficha Técnica:

Título Original: Cyrano de Bergerac;

Gênero: Comédia, Drama;

Direção: Michael Gordon;

Elenco:
José Ferrer (Cyrano de Bergerac)
Lloyd Corrigan (Ragueneau)
Ralph Clanton (Antoine Comte de Guiche)
Morris Carnovsky (Le Bret)
William (I) Prince (Christian de Neuvillette)
Mala Powers (Roxane).


Fonte: www.youtube.com

- O célebre nariz do personagem, com sete centímetros de comprimento, foi criado por Josef e Gustaf Norin, que levaram seis dias fabricando os moldes, dos quais José Ferrer usou 52 reproduções.

- Há várias adaptações para o cinema (inclusive a comédia interpretada por Steve Martin e Daryl Hannah, que ganhou o nome de "Roxanne").

Fonte: http://interfilmes.com, Wikipédia, a enciclopédia livre, http://livre-cultura.blogspot.com e http://filmow.com


Atenção! Nesse dia 12 de junho de 2011, ocorrerá o primeiro sorteio de um par de ingressos para cinema, fornecido gentilmente pelo Cinesystem João Pessoa. O ganhador terá seu nome postado no blog “A Hora do Cinema”, nesse mesmo dia (12/06/11).

Um comentário:

  1. Tenho uma dúvida. pesquisando cartazes dos filmes no cinema aqui em Porto Alegre na década de 30, achei uma chamada para o filme Cyrano de Bergerac no Correio do Povo, exibido em maio de 1931 no Cine Avenida. Que filme seria esse? pelas resenhas posteriores a exibição do filme, diz que é espetacular, fabuloso e tals. Se há duas versões do filme, uma em 1950 e outra 1990, que versão é essa que foi passada em 1931 aqui em Porto Alegre?

    Abraços

    ResponderExcluir