quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Editora Sextante Recomenda: Tudo sobre fotografia, de Juliet Hacking e David Campany.



Este livro vibrante convida você a embarcar em uma viagem inesquecível pelas fotografias mais icônicas da história – imagens inovadoras que se tornaram um divisor de águas na maneira como nos enxergamos e percebemos o mundo à nossa volta.

Organizado em ordem cronológica e escrito por uma experiente equipe de críticos especializados, este guia traça um panorama da evolução fotográfica, com seus estilos e movimentos mais importantes.

• Destaca os fotógrafos que melhor representam cada gênero, oferecendo uma análise profunda de suas obras.

• Traz a cronologia dos principais acontecimentos, ajudando a compreender o contexto sociocultural em que as fotos foram produzidas.

• Apresenta a história da fotografia de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura e com mais de mil ilustrações.

• Explica o que é a fotografia etnográfica, o registro documental, a fotografia de vanguarda, a publicitária, a erótica e o nu, entre outros estilos.

****

A humanidade sempre tentou reproduzir aquilo que via em imagens que pudessem ser compartilhadas com outras pessoas. Por muitos séculos, coube aos artistas selecionar temas e registrá-los usando carvão, tinta e outros materiais. Porém, em 1839, um meio de expressão novo – e, em muitos aspectos, mais instantâneo – surgiu: a fotografia. No início, o processo era complexo e demorado, mas logo evoluiu para se tornar o modo de capturar o mundo literalmente num piscar de olhos.

Numa época em que bilhões de fotos são tiradas por ano, alguns artistas têm um talento especial para imortalizar nas imagens captadas o cotidiano da sociedade ou as maravilhas da natureza. São cronistas de uma época, e suas lentes sabem iluminar as cenas registradas com discrição, sensibilidade e ternura. Seu olhar é testemunha do tempo que passa e dos acontecimentos que fazem a história, mas é também atento em apreender o momento fugidio, os detalhes, as verdades passageiras. As fotografias produzidas se tornam inesquecíveis justamente por terem o poder de expressar um fato ocorrido ou de transmitir emoção e dinamismo em uma imagem estática. Elas rompem a barreira do tempo e do espaço, sendo admiradas até hoje no mundo inteiro.

Tudo sobre fotografia é a celebração das mais belas e inspiradoras imagens obtidas por esse meio de expressão, cujo nome significa “desenhar com a luz”. O livro traça um panorama da fotografia, inserindo-a no contexto dos desdobramentos socioculturais ocorridos desde o seu surgimento. Organizado cronologicamente, ele acompanha a rápida evolução do estilo fotográfico, período a período e movimento a movimento. Ensaios analisam cada gênero, desde os primeiros retratos até as montagens manipuladas digitalmente e os trabalhos conceituais contemporâneos. As ideias e as obras dos principais fotógrafos são examinadas, no intuito de revelar o que os motivou, quem os influenciou e o que cada um deles buscava alcançar.

O livro traz também análises aprofundadas de obras fundamentais de cada período. Pontos focais destacam aspectos como o uso da cor e das metáforas visuais, as peculiaridades da composição e as inovações técnicas, o que ajuda a compreender o significado pleno de cada obra. Você poderá apreciar os pequenos, porém reveladores detalhes dos retratos sociais, a beleza dura e geométrica das paisagens urbanas, o viés erótico por trás dos nus e o humor, a revolta ou o poder emotivo das obras conceituais. Se você adora fotografia e gostaria de saber mais sobre esse tema, precisa ler este livro.

Sobre o Autor

Juliet Hacking é diretora do programa de mestrado em fotografia contemporânea e histórica do Sotheby’s Institute of Art, de Londres. Concluiu sua graduação, seu mestrado e seu doutorado pelo Courtauld Institute of Art, na capital inglesa. Foi palestrante convidada nas universidades de Derby e de Reading, assim como no Courtauld Institute, além de curadora da exposição Princes of Victorian Bohemia: Photographs by David Wilkie Wynfield (Príncipes da Boêmia vitoriana: fotografias de David Wilkie Wynfield) para a National Portrait Gallery, em Londres.

David Campany é escritor, curador e artista. Entre seus livros destacam-se Art and Photography (2003) e Walker Evans: The Magazine Work (2012). É colaborador das revistas Aperture, Frieze e Source, além de palestrante na Universidade de Westminster, em Londres.

Fonte: www.esextante.com.br

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário