domingo, 7 de outubro de 2012

O ciclo Cinema e Música 4x4 promoverá quatro sessões comentadas na Sala Redenção _ Cinema Universitário.

O ciclo Cinema e Música 4x4 promoverá quatro sessões comentadas na Sala Redenção _ Cinema Universitário, sempre às quartas-feiras do mês de outubro, nos dias 10, 17, 24 e 31 às 16h, com entrada franca. Serão quatro filmes distintos entre si, mas com aspectos em comum: versam sobre o poder transformador da música e possuem ótima qualidade musical em sua trilha sonora. Além disso, alguns desses filmes escolhidos sequer passaram pelas salas de cinema de Porto Alegre, consistindo em uma rara oportunidade para apreciá-los.

O filme que abre o Cinema e Música 4x4, no dia 10 de outubro, é A Vida no Paraíso (Suécia, 2004), sobre a superação de um renomado maestro que, após uma crise nervosa em pleno concerto, retorna à sua cidade de origem e desencadeia uma profunda mudança no coro local. A sessão comentada contará com Felipe Kirst Adami, compositor e pianista, docente no Departamento de Música/UFRGS.

O filme seguinte, no dia 17 de outubro, é Trinta e Dois Curtas sobre Glenn Gould (Canadá, 1994), um instigante documentário dramatizado sobre o excêntrico e genial pianista Gould. Para a sessão comentada, foram convidados a pianista Luciane Cardassi, atualmente residente no Canadá, e Paulo Inda, professor do Departamento de Música/UFRGS.

A Voz do Coração (França, 2003) é o terceiro filme, no dia 24 de outubro, em uma visão sensível sobre a rotina de um coro de órfãos no interior da França, seguido pela sessão comentada com Leda Maffioletti, educadora musical do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação/UFRGS e Pablo Trindade, regente uruguaio com destacada atuação em coros de Porto Alegre.

Na sessão de encerramento, dia 31 de outubro, chega The Commitments: Loucos pela fama (EUA, Irlanda e Reino Unido, 1991), um filme de Alan Parker sobre o universo da soul music. Os debatedores convidados são os músicos Frank Jorge, professor da Unisinos e Pedro Gonzaga, saxofonista da The Hard Working, escritor e tradutor.

O projeto acontece por meio da parceria entre os Departamentos de Difusão Cultural e de Música do Instituto de Artes, com curadoria e coordenação da professora Luciane Cuervo, docente do Departamento de Música. Informações no site da Difusão Cultural – www.difusaocultural.ufrgs.br e inscrições prévias exmusica@ufrgs.br (para quem deseja certificado).

Para pessoas interessadas em assistir ao ciclo completo (mínimo 75% de frequência nas sessões comentadas), será possibilitada a certificação pela UFRGS como participante ao final do evento, desde que sejam realizadas inscrições prévias através do e-mail extmusica@ufrgs.br.

O quê: CINEMA E MÚSICA 4X4 – SESSÕES COMENTADAS

Quando: Quartas-feiras de outubro, dias 10, 17, 24 e 31, sempre às 16h.

Onde: SALA REDENÇÃO – CINEMA UNIVERSITÁRIO

Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Entrada Franca

Inscrições: extmusica@ufrgs.br.

Acompanhe! Data e horário de exibição, ficha técnica e sinopse dos filmes do ciclo Cinema e música 4X4

Dia 10/10, 16h - A VIDA NO PARAÍSO (Suécia, 2004,130 min) Diretor e roteirista: Kay Pollak



Morhange (Jacques Perrin) é um renomado maestro que, após uma crise nervosa, retorna ao vilarejo onde nasceu, como forma de isolamento. Lá ele acaba influenciando a pequena população local por meio da música e transformando a vida de todos e a sua própria de forma extraordinária.

Debatedor: Felipe Kirst Adami – Doutor em Composição/UFRGS, professor do Departamento de Música/UFRGS. Compositor premiado com a Bolsa de Incentivo à Criação Artística da FUNARTE – 2009, com a obra “Sinfonia Sistêmica”.

DIA 17/10 – 32 CURTAS SOBRE GLENN GOULD (Canadá, 1994, 98 min) Diretor: François Girard



O documentário dramatizado sobre o excêntrico pianista Glenn Gould é composto por 32 curtas-metragens (reproduzindo a estrutura de parte trinta e dois de "Bach Goldberg Variations"), como um mosaico sobre os excêntricos aspectos da vida e da carreira de Gould.

Debatedores: Luciane Cardassi – Obteve doutorado em performance musical contemporânea pela Universidade da Califórnia, San Diego. Pianista dedicada à música contemporânea realiza premiers de novos e renomados compositores. Reside atualmente na cidade de Banff, Canadá. Paulo Renault Inda - Bacharel em violão pela UFRGS e mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, recebeu Prêmio Açorianos de Música pelo seu primeiro CD solo, Paulo Inda I. Atua como professor do Departamento de Música da UFRGS.

Dia 24/10 – A VOZ DO CORAÇÃO (França, 2003, 95 min) Diretor: Christophe Barratier



A Voz do Coração (Les Choristes - 2003). Mostra o desenvolvimento de um coro de meninos órfãos numa escola no interior da França, em meio a um período muito rígido da educação. A música é cantada pelo "Petits Chanteurs de Saint-Marc" e o papel principal é feito por um dos solistas do próprio coro.

Debatedores: Leda Maffioletti - Possui graduação em Musica pela UFRGS, mestrado em Educação pela UFRGS e doutorado em Educação UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta da UFRGS, na área de Educação Musical e Coordenadora do EDUCAMUS – Grupo de Estudo e Pesquisa em Música (PPGEDU/UFRGS – CNPq). Pablo Trindade Roballo – Natural de Montevidéu, Uruguai. Atua como regente, instrumentista e arranjador. É regente e diretor artístico do grupo Expresso 25 em Porto Alegre, desde 1996 e do grupo vocal “Sem Contraindicação” desde o ano 2003.

Dia 31/10 – THE COMMITMENTS (EUA, 1991, 118 min) Diretor: Alan Parker



The Commitments - Loucos pela Fama, é um filme de Alan Parker. Rabbitte (Arkins) é um jovem que deseja tornar-se empresário e divulgar a soul music. Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos amadores, interpretando sucessos do gênero.

Debatedores: Frank Jorge - Atualmente leciona na Unisinos como professor do curso de Produção Fonográfica da Unisinos. Atua também como baixista e vocalista da banda gaúcha Graforréia Xilarmônica.

Pedro Gonzaga - Músico, tradutor e escritor. Autor do livro de contos Cidade Fechada (2004), entre outros. Participou ainda de diversas coletâneas digitais e impressas. Membro fundador da The Hard Working Band.

Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário.

Realização


Nenhum comentário:

Postar um comentário