sábado, 4 de maio de 2013

Concerto de abertura do Unimúsica 2013, com Teresa Salgueiro.




TERESA SALGUEIRO ABRE A SÉRIE LUSAMÉRICA, CANÇÕES NO UNIMÚSICA


Inspirado nos ciclos Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal, o projeto Unimúsica da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS escolheu como tema para 2013 o rico cancioneiro da língua portuguesa. Através de uma parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul, o Unimúsica recebe pela primeira vez em sua programação a produção musical de artistas lusitanos.

O concerto de abertura traz a Porto Alegre a cantora e compositora Teresa Salgueiro, um dos grandes nomes da música portuguesa contemporânea. Teresa apresenta-se no dia 9 de maio, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 8 de maio, também às 20h, na Sala II do Salão de Atos, a artista conversa sobre seus projetos artísticos em encontro aberto ao público.

Teresa Salgueiro abre a série lusamérica, canções com seu mais recente espetáculo, O Mistério, resultado de álbum de mesmo nome. Depois de vinte e cinco anos dedicados à música, a artista lança pela primeira vez um trabalho de composições – letras e músicas – criado por ela. Conhecida pelo timbre e alcance de sua voz, Teresa ganhou o mundo ao lado do importante grupo português Madredeus. Como artista independente, entre diferentes projetos, gravou, como voz solista, o disco orquestral Silence Night and Dreams, do compositor polaco Zbigniew Preisner. Assinou também Matriz, um trabalho de pesquisa de canções de diferentes épocas e regiões de seu país. O projeto seguinte, Voltarei à minha terra, teve como tema a música portuguesa do século 20. O repertório deste Mistério, que será apresentado no Unimúsica, foi especialmente pensado para ser reproduzido ao vivo, recriando em cena a atmosfera do Convento da Arrábida, onde foi feito o registro.

No palco do Salão de Atos, Teresa Salgueiro estará acompanhada dos músicos Carisa Marcelino (acordeom), Óscar Torres (contrabaixo), Graciano Caldeira (guitarra portuguesa) e Rui Lobato (bateria, percussão e guitarra portuguesa).


Unimúsica 2013 – série lusamérica, canções

9 de maio – Teresa Salgueiro | O Mistério

6 de junho – Maria João e Laginha |Iridescente

4 de julho – Chico Saraiva e Susana Travassos | Tejo Tietê

1 de agosto – Jussara Silveira | Trilogia Lusófona

5 de setembro – Ângelo Primon |Olhar o Mar

23 de outubro – Carminho | Alma

7 de novembro – António Zambujo | Quinto


ENCONTRO COM A ARTISTA

Data: 08 de maio – quarta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


CONCERTO – TERESA SALGUEIRO | O MISTÉRIO

Data: 09 de maio – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 06 de maio, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica; Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário