quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vai até 02 de junho na Caixa Cultural de São Paulo a mostra de Documentários “África Hoje”.




*** A segunda semana do evento traz filmes do Egito, Senegal, Moçambique, entre outros

****Entrada Gratuita


Até o dia 02 de junho, o público de São Paulo ainda tem a oportunidade de conferir documentários africanos na 2ª edição da Mostra “África Hoje”, na Caixa Cultural.

Na segunda semana serão exibidos 14 filmes, que tratam de temas de países africanos, alertando à reflexão do cotidiano do continente. Uma das principais atrações é o documentário “Rouge Parole” (Tunísia/ 2011). Eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de NY), a produção relata a época da Revolução da Tunísia, quando o povo começa a explorar o direito de se expressar.

Outro destaque é o filme “Onde a Água Encontra o Céu” (Reino Unido/2008), narrado por Morgan Freeman e escrito por Jordan Roberts (Marcha dos Pinguins). O longa-metragem conta a história de um grupo de mulheres da Zâmbia, que faz um filme para discutir a situação de jovens órfãs devido à AIDS.

A Copa do Mundo também é abordada na “África Hoje” com o documentário “Fahrenheit 2010” (África do Sul – 2009). O filme levanta uma investigação de como os jogos mundiais realmente influenciaram a vida do povo sul-africano e também se torna pertinente ao Brasil, na época em que mais nos preocupamos com a preparação do país à Copa de 2014.

Fahrenheit 2010



Já no próximo sábado (01/06), a partir das 19h, acontece um debate com os psicanalistas Miguel Sayad e Magda Khouri, ambos membros da Federação Brasileira de Psicanálise e da IPA – International Psychoanalytical Association. Os profissionais vão à Mostra para aplicar a psicanálise à arte e também expor seus estudos e opiniões aos conflitos sociais e internacionais que são retratados em cada documentário.


MOSTRA ÁFRICA HOJE

Quando: Até dia 02/06/2013

Onde: Caixa Cultural São Paulo – Auditório (capacidade 60 lugares)

Praça da Sé, 111, 6° andar – Centro

Sessões de terça a Domingo, Gratuitas (os horários são variados e o número de sessões por dia também)

Classificação Indicativa: 12 anos

Programação Completa: www.mostraafricahoje.blogspot.com.br


Fonte: Atti Comunicação e Ideias, através de Ruanna Magalhães e Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário