sexta-feira, 1 de agosto de 2014

WORKSHOP: “Roteiro - A Essência da Construção Narrativa” é oferecido em Porto Alegre.




Para dar início ao segundo semestre de cursos, a Escola de Roteiro, projeto itinerante da Bigode de Gato Produções, realiza em Porto Alegre o workshop “Roteiro - A Essência da Construção Narrativa”. O evento será ministrado pelo roteirista Marcelo Andrighetti, no Meme Santo de Casa Estação Cultural, no dia 16 de agosto, a partir das 17h30min. Em setembro as cidades de Caxias do Sul e Santa Cruz recebem a Escola.

Na ocasião, os participantes irão adentrar o universo da escrita cinematográfica a partir da estrutura narrativa do filme “Her” (no Brasil, Ela), de Spike Jonze. O longa-metragem será utilizado como base para conceitos universais da dramaturgia audiovisual. Com quatro horas de duração, o workshop pretende mostrar na prática algumas regras “escondidas” nas cenas dessas produções de sucesso.

“Existem elementos que ajudam a compor e a estruturar uma boa história - seja ela comercial, seja ela minimalista”, explica o ministrante Marcelo Andrighetti. “É importante entendermos quais são esses processos para depois podermos utilizá-los da forma que quisermos em nossas criações”. Dessa forma, o workshop será voltado tanto a profissionais que utilizam a escrita no cotidiano, quanto àqueles que apreciam séries, telenovelas, comerciais, vídeos na web, entre outros. É indicado a cineastas, escritores, dramaturgos, atores, bailarinos, jornalistas, publicitários, estudantes, cinéfilos e simpatizantes.


INFORMAÇÕES - WORKSHOP: O quê? Workshop - “Roteiro - A Essência da Construção Narrativa”

Quando? Dia 16 de agosto, das 17h30min às 21h30min.

Onde? Meme Santo de Casa Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa, Porto Alegre)

Quanto? R$ 70,00 à vista, no Boleto (ou 2 x R$ 40,00) / Desconto para ex-alunos da Escola. Vagas Limitadas.

Público Alvo? Roteiristas, Escritores, Publicitários, Jornalistas, Relações Públicas, Cineastas, Produtores, Atores, Bailarinos, Professores, Cinéfilos, Criadores e Simpatizantes.


A ESCOLA: O projeto nasceu da intenção de viabilizar e estruturar núcleos criativos da sétima arte, com capacitação profissional dos responsáveis pela escrita e narração de roteiros. A Escola atua com cursos extensivos, workshops, palestras e consultorias. Cada um abrange um setor diferente da narrativa, expandindo o conteúdo para outros segmentos, como Teatro, Dança, Literatura, Música, Jornalismo, Publicidade, etc. O projeto também quer evidenciar a necessidade de conexão com o público de outras artes. Para tanto, cada turma nova é formatada em locais específicos, que se comunicam com a linguagem proposta: ateliês, produtoras, teatros, salas de cinema, espaços culturais, entre outros.


A BIGODE DE GATO: A Bigode de Gato Produções trabalha com Dança, Cinema e Poesia Visual. Além de projetos autorais, como documentários, curtas de ficção e videodanças, busca captação para projetos de longo prazo. No segundo semestre deste ano, lança oficialmente o Núcleo de Roteiristas Comerciais, com foco no mercado publicitário, institucional e comunicação interna.


Fonte: Escola de Roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário