sábado, 7 de maio de 2016

Exibição de Glauco do Brasil, na Sala Redenção - Cinema Universitário da UFRGS.




Em 1998, aos 12 anos de idade, o diretor Zeca Brito entrevistou com uma câmera amadora o pintor Glauco Rodrigues, um dos principais nomes da Pop Art na América Latina, em sua terra natal, Bagé, no Rio Grande do Sul. O que era apenas uma memória ressignificou-se, anos mais tarde, como a gênese do documentário Glauco do Brasil, que será exibido ao longo do mês de maio na Sala Redenção – Cinema Universitário. Com uma técnica impecável, uma coleção de influências, tanto nacionais quanto internacionais, e um interesse muito grande pelas origens do Brasil, retratava a antropofagia cultural natural daqui. Além de quadros e afrescos, criou pôsteres de filmes, capas de discos e ilustrações de livros. Glauco, de acordo com o teórico francês Nicolas Bourriaud, foi esquecido em seu próprio país por não seguir as regras do mercado da arte e da história oficial, uma história modernista. Muito conceituado, tem painéis executados em locais públicos, obras em museus e coleções particulares nacionais e estrangeiras. Dentre os locais que abrigam seus trabalhos, constam a Academia Brasileira de Letras, Centro de Comércio de Café, Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, sede da Caixa Econômica Federal, Fundação Osvaldo Cruz, Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães (de Salvador), entre outros. Em 1980, sua tela “Primeira missa” foi oferecida, pelo governo brasileiro, ao Papa João Paulo II, como presente por ocasião da sua primeira vinda ao Brasil: o papa fica impressionado com a criatividade e irreverência da obra, que mostra o sincretismo religioso do país. Com entrevistas de nomes importantes da arte no Brasil e no mundo, como Luís Fernando Verissimo, Frederico Moraes, Ferreira Gullar, Affonso Romano Sant’Anna, Nicolas Bourriaud e o colecionador Gilberto Chateaubriand, a narrativa do filme tem como leitmotif depoimentos do próprio Glauco Rodrigues, gaúcho de Bagé, do Rio Grande do Sul e de todos os brasis.


GLAUCO DO BRASIL

Brasil, 2015 | Documentário | 90 min.

Direção e roteiro: Zeca Brito

Produção executiva: Letícia Friedrich e Zeca Brito

Produtores: Zuleika Borges Torrealba, Letícia Friedrich, Lourenço Sant'Anna, Frederico Ruas e Zeca Brito

Produtora: Anti Filmes e Boulevard Filmes

Direção de Fotografia: Bruno Polidoro

Trilha Sonora Original: Guilherme Gê, Felipe Puperi

Edição de som e Mixagem: Tiago Bello

Empresas produtoras: Anti Filmes, Boulevard Filmes e DaMaya

Distribuição: Boulevard Filmes


Exibição de Glauco do Brasil, na Sala Redenção - Cinema Universitário da UFRGS

Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS – Porto Alegre RS

Glauco do Brasil (Brasil, 2015, 90 min) Dir. Zeca Brito

11 de maio- quarta-feira – 19h

12 de maio- quinta-feira – 16h

24 de maio- terça-feira – 19h

25 de maio- quarta-feira – 16h


Documentário sobre a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues, cuja trajetória é retratada através de uma série de entrevistas, depoimentos, imagens de arquivo e captação de novas imagens dos cenários no qual vivenciou e se inspirou.

Após a sessão do dia 11 de maio, quarta-feira, às 19h, debate com o diretor, Zeca Brito, Maria Amélia Bulhões e Paula Ramos, professoras do Instituto de Artes da UFRGS.


Fonte: Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário Departamento de Difusão Cultural, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário