segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Curtas das Oficinas Querô são selecionados para Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.




Ao todo, dois filmes produzidos pelos jovens no ano passado participam e outros sete filmes do Querô serão exibidos em mostra especial de 10 anos das Oficinas Querô


Os jovens capacitados nas Oficinas Querô de 2015 seguem com dois curtas-metragens para um dos mais tradicionais festivais de cinema no mundo: o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Em sua 27ª edição, esse ano foram 3.550 filmes inscritos, sendo 622 deles brasileiros e os jovens do Querô concorrem com o documentário Abra Esta Porta e a ficção Ao Redor.

Os filmes serão exibidos na Mostra Infanto-Juvenil, junto a outras 14 obras audiovisuais de diferentes regiões do país. Os filmes foram produzidos por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda, moradores da Baixada Santista, durante a capacitação audiovisual pelo projeto Oficinas Querô que este ano completa 10 anos de existência, com patrocínio do Banco Votorantim, MSC Shipping e thyssenkrupp. Desde 2006, já foram 97 filmes produzidos no Instituto Querô e 48 prêmios conquistados.

O Festival começa nesta quarta (24/08) e segue até 4 de setembro. O público é quem elege os filmes favoritos da programação, exibida gratuitamente em salas de cinema e centros culturais de São Paulo. Os filmes do Querô serão exibidos dia 1º de setembro, às 16h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré) e dia 03 de setembro, às 17h, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso).


Mostra Especial 10 anos de Querô

Além dos filmes selecionados, esse ano o festival realizará a Mostra 10 anos de Oficinas Querô. A mostra passeará pelos 10 anos de projeto, exibindo filmes que foram sucesso em outras edições, como o primeiro curta-metragem produzido em 2006, Maria Capacete, até o premiado no Festival de Gramado em 2013, Carregadores do Monte. São eles: Maria Capacete (2006), De Velha Basta Eu (2009), Ulisses (2010), Carregadores do Monte (2012), Visão Privilegiada (2013), Azul da Cor do Mar (2014) e Abra Essa Porta (2015).

Os filmes serão exibidos dia 28 de agosto, às 15h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta (Rua Augusta, 1475 - Cerqueira César) e 03 de setembro, às 19 horas, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso).


Sobre os filmes selecionados

A ficção “Ao Redor” traz uma crítica ao excesso do uso dos smartphones contada por jovens que vivenciam a problemática. Os jovens Isabella Rosa e Levi Elionai assinam a direção e juntos, deram vida ao roteiro da jovem Victoria Neiva. “Se já é incrível ver um filme seu selecionado pra um festival, ser escolhido para um dos maiores é ainda mais emocionante. É uma forma de mostrar o nosso trabalho para milhares de pessoas, em diferentes lugares de São Paulo”.


O documentário “Abra Esta Porta” tem direção dos jovens Lucas Camargo e Danielle Rosa, e discute o acesso à cultura nas regiões mais periféricas, abordando a literatura como importante alternativa para transformar realidades. Para Danielle Rosa, ter o filme no festival é também uma conquista dos moradores da região. “Conseguimos produzir o filme graças ajuda de muita gente de Santos e das cidades vizinhas. Os moradores nos doaram 4 geladeiras e mais de 300 livros, pra que pudéssemos transformá-las em bibliotecas e entregar em comunidades”, relembra.


Oficinas Querô - Com patrocínio do Banco Votorantim e MSC Shipping, o projeto é desenvolvido desde 2006 pelo Instituto Querô, OSCIP de Santos-SP, que desenvolve projetos usando o audiovisual como ferramenta de educação e transformação social. Anualmente, 40 jovens de baixa renda da Baixada Santista são selecionados para as Oficinas Querô e durante um ano, recebem aulas de formação audiovisual, produzindo seus próprios filmes e atuando como roteiristas, diretores, cinegrafistas e outras funções do cinema. No segundo ano de formação, com patrocínio da thyssenkrupp, os 15 jovens que mais se destacaram passam por um segundo ano de capacitação, com atividades voltadas à experimentação no mundo de trabalho e à produção de mais um curta-metragem. Em 10 anos de história, já foram produzidos 97 filmes e 48 prêmios conquistados.


Fonte: Ivan De Stefano (Imprensa Querô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário