quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Produção original do Curta! ‘Pra Onde Corre O Rio’ estreia nesta sexta, dia 12.




Uma viagem por terras e águas que há algum tempo já estiveram livres da poluição e da destruição ambiental. Essa é a proposta de “Pra Onde Corre o Rio”, série de Paula Fiuza, que estreia no Curta! na Sexta da Sociedade, dia 12. Ao longo de oito episódios – inéditos sempre às sextas - serão desvendados os grandes problemas que, há décadas, afetam a natureza do Rio de Janeiro, como a poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas; a ocupação irregular de áreas preservadas; a falta de conservação nas áreas de mata; a falta de saneamento básico e as ações de impacto das indústrias poluentes.

Com a participação do biólogo Mario Moscatelli, militante ambiental há mais de 20 anos, a série traz à tona a realidade em que vivem os moradores de locais críticos e promove uma discussão em torno do que pode ser feito para recuperar algumas áreas. “A constituição diz que todos, independente de sua classe social ou econômica, têm o direito de um meio-ambiente equilibrado, saudável, e isso aqui é condenar expressivas parcelas da sociedade da segunda metrópole brasileira pra uma vida sub-humana”, comenta Moscatelli.

Segundo ele, os problemas ambientais sofridos pelos cariocas ocorrem por falta de planejamento governamental a longo prazo: “Na visão da classe política, o que interessa é o imediato. É, no máximo, o período de quatro anos. Enquanto as questões ambientais exigem um horizonte de gestão de 10, de 20, de 30 anos, o que é incompatível com a lógica política, principalmente, no Brasil”.

"A gente encontrou coisas assustadoras. Tem um faroeste no fundo da Baía de Guanabara e há um embate muito sério e violento entre as comunidades tradicionais, os pescadores artesanais, etc., e as empresas, as indústrias, a atividade industrial. É uma coisa muito além do que é noticiado, muito além do que seria razoável. Uma coisa é um diálogo, outra coisa é uma guerra. Existe uma guerra invisível no fundo da Baía”, revela a diretora Paula Fiuza.


SEXTA DA SOCIEDADE

Pra Onde Corre o Rio – Baía de Guanabara – Parte I (série)

Às vésperas das Olimpíadas, o Rio de Janeiro se vê obrigado a lidar com os problemas ambientais que o assolam há décadas: poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas da cidade e de todo o estado, ocupação irregular de áreas de preservação, falta de preservação de áreas de mata, falta de saneamento básico, indústrias poluentes. Existe solução? Com a participação do biólogo Mario Moscatelli, militante ambiental incansável há mais de vinte anos, a série nos conduz por uma viagem pelas outrora maravilhosas terras e águas do Rio de Janeiro, montando um panorama da realidade ambiental e seus principais personagens, de moradores de locais críticos a agentes políticos, e o que pode ser feito para mudar o curso do Rio, que no momento parece correr o desastre.

Diretores: Paula Fiuza

Duração: 32 min.

Exibição: 12 de agosto, sexta-feira, às 20h

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 13 de agosto, sábado, à 0h e às 19h30;

Dia 15 de agosto, segunda-feira, às 14h;

Dia 16 de agosto, terça-feira, às 8h.


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário