quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Em segundo episódio de ‘Pra Onde Corre O Rio’, pescadores revelam sofrer ameaças por fiscalizar a Baía de Guanabara.




Série original do Curta, “Pra Onde Corre O Rio”, de Paula Fiuza, chega ao segundo episódio na Sexta da Sociedade, 19, revelando o ponto de vista dos pescadores sobre a poluição da Baía de Guanabara. Presidente da AHOMAR (Associação dos Homens do Mar da Baía de Guanabara), o pescador Alexandre Anderson conta que já sofreu diversos atentados e que vive sob um programa de proteção federal. Ainda assim, ele fiscaliza a Baía com os companheiros para denunciar práticas irregulares de empresas como a Petrobras. O ativista revela que muitos pescadores da região foram assassinados depois de protestos contra atividades poluentes: “Nós estamos provando que todo processo de petróleo feito na Baía de Guanabara é feito de forma clandestina. Por isso, existem ameaças, porque estamos monitorando, estamos no mar. Eles não querem a gente na água porque somos vigilantes do mar”, assegura Alexandre.

Procurador da República, Lauro Coelho Jr. explica em depoimento à série que os protestos contínuos dos pescadores chamaram atenção do Ministério Público: “As pessoas que vivem da Baía sempre se revoltaram muito, tanto por essa poluição quanto pelas áreas de exclusão causadas pelos empreendimentos de petróleo e gás e tiveram a atuação deles, até de certa forma, criminalizada. O Alexandre Anderson foi perseguido pelo trabalho de ativismo ambiental que ele fazia e foi incluído no programa de proteção, mas do outro lado a gente encontrou opositores muito fortes: a Petrobras e o Governo do Estado do Rio”.

Segundo Alexandre Anderson, a ação dos navios petroleiros gera poluição sonora, visual, química e térmica e será preciso muito resistência para continuar enfrentando todo esse impacto. “Ou a gente resiste ou a gente morre. Porque não se mata só com tiro ou facada. Se mata com tristeza. Quando você tira um pescador do mar, você tira o sustento dele e vai tirá-lo da casa dele, porque ele não terá como mantê-la. Ele vai embora. Antes disso, talvez ele morra, talvez vire alcóolatra, talvez entre em depressão. Ele não sabe fazer outra coisa. Mas também ele não precisa saber fazer outra coisa, porque isso aqui é nosso”.

“Pra Onde Corre o Rio” terá oito episódios – inéditos sempre às sextas, às 20h – nos quais serão desvendados os grandes problemas que, há décadas, afetam a natureza do Rio de Janeiro, como a poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas; a ocupação irregular de áreas preservadas; a falta de conservação nas áreas de mata; a falta de saneamento básico e as ações de impacto das indústrias poluentes.


SEXTA DA SOCIEDADE

Pra Onde Corre o Rio – Baía de Guanabara – Parte 2 (série)

Às vésperas das Olimpíadas, o Rio de Janeiro se vê obrigado a lidar com os problemas ambientais que o assolam há décadas: poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas da cidade e de todo o estado, ocupação irregular de áreas de preservação, falta de preservação de áreas de mata, falta de saneamento básico, indústrias poluentes. Existe solução? Com a participação do biólogo Mario Moscatelli, militante ambiental incansável há mais de vinte anos, a série nos conduz por uma viagem pelas outrora maravilhosas terras e águas do Rio de Janeiro, montando um panorama da realidade ambiental e seus principais personagens, de moradores de locais críticos a agentes políticos, e o que pode ser feito para mudar o curso do Rio, que no momento parece correr o desastre.

Diretora: Paula Fiuza

Duração: 32 min.

Exibição: 19 de agosto, sexta-feira, às 20h

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 20 de agosto, sábado, à 0h e às 19h30;

Dia 22 de agosto, segunda-feira, às 2h e às 14h;


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário