terça-feira, 23 de agosto de 2016

Recalculando Rotas: as (im)possibilidades do amor de hoje.


Web série documental estreia em setembro


Amor romântico, relações na pós-modernidade, amores líquidos, gênero, amores livres, relações tradicionais, novas possibilidades amorosas, ciúme, término, começo, paixão, ditadura do desapego - um universo de questionamentos e vontades, em um tempo em que os relacionamento são colocados em xeque e se redesenham. Deste cenário, nasce à web série Recalculando Rotas: trajetórias para o amor contemporâneo, trazendo possibilidades e reflexões, em entrevistas sem censura com personalidades interessantes. Tom Zé, Monja Koen, Xico Sá, Otto e Peréio são os entrevistados da estreia: no dia 6 de setembro, vídeos com os cinco falando sobre o amor e suas rotas, entram no ar no site www.recalculandorotas.com.br.

O projeto nasceu das inquietações de seus idealizadores, três amigos que reconhecem a necessidade de recalcular os rumos das suas próprias relações e enxergavam a mesma preocupação nas pessoas à sua volta. Fugindo do caminho das convicções e do lugar comum, escolheram fazer perguntas e dar liberdade para todas as respostas. “Recalculando Rotas é um projeto audiovisual, que traz uma reflexão ora divertida, ora mais densa; ora pragmática, ora poética, sobre as diversas possibilidades, ou impossibilidades, de se vivenciar o ‘amor romântico' hoje”, conta Aina Cruz, roteirista e idealizadora da web série.

Junto com Aina, estão o diretor de cinema Henrique Oda e o produtor Acauã Fonseca. O trio e uma equipe de profissionais do audiovisual trabalham no projeto, que surgiu há três anos como um documentário e se transformou em web série, uma vez que a narrativa se atualiza constantemente, propondo novos questionamentos a cada rota apresentada, e encontra na web o suporte adequado para a construção destas rotas. A produtora Onze.TV assina a captação e edição de todo o material.

No lançamento, os 5 primeiros vídeos estarão no site e mídias sociais. E, a partir daí, novos vídeos serão divulgados toda a semana, sempre as terças e as quintas-feiras. Além dos cinco entrevistados que participam da estreia, já foram entrevistados o colunista Gustavo Gitti, a cantora Barbara Eugênia, a filósofa Marcia Tiburi, a performer Renata Barros, o ator Henrique Zanoni, o rapper e ativista Billy Saga, o astrólogo Pedro Carvalho e o ator e dançarino Alfredo Nora. “As entrevistas são muito ricas, permeadas por narrativas amorosas verídicas e reflexões que emocionam e incitam o questionamento e o autoconhecimento”, explica Henrique Oda.

O público poderá buscar as reflexões e os entrevistados que despertem seu interesse e montar sua narrativa, de modo a construir a própria rota. Além do site, o projeto estará presente em outras mídias sociais (abaixo), para que o conteúdo alcance um número crescente de pessoas. “Estávamos cansados de fazer e ouvir os mesmos questionamentos a respeito dos relacionamentos amorosos. Decidimos conversar com pessoas de diferentes idades, estilos, gêneros e convicções a fim de entender: o que é o amor contemporâneo e quais são as suas possíveis trajetórias”, completa Acauã.

O projeto representa um estudo comportamental do amor romântico brasileiro na pós-modernidade, trazendo à tona uma diversidade de histórias e aprendizados que podem levar os espectadores a se autocompreenderem, reinventarem seus padrões e retraçarem as rotas de seus corações. O objetivo é promover um verdadeiro processo de catarse, reunindo desejos, felicidades, angústias, limitações e novas rotas. “São várias as trajetórias possíveis aos relacionamentos amorosos do sujeito pós-moderno”, garante Oda.

Argumento Após os anos 1960s, com as revoluções estudantis e feministas, a mulher alcançou um espaço social antes inexistente, o que gerou mudanças estruturais na sociedade Ocidental, dentre elas, a forma de se relacionar amorosamente. Diante da suposta igualdade entre homens e mulheres, os relacionamentos perderam o seu script e essa falta de um roteiro pré-definido acabou por ocasionar um constante sentimento de incompreensão e insatisfação no âmbito das relações amorosas.


Recalculando Rotas - Trajetórias para o amor contemporâneo

Site: http://recalculandorotas.com.br/

Face: https://www.facebook.com/recalculandorotas/

Instagram: @recrotas https://www.instagram.com/rec_rotas/

Twitter: https://twitter.com/rec_rotas


Fonte: Innova LA – Natasha Olsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário