sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Conheça os filmes curta-metragem de animação premiados na Mostra Competitiva deste 7º Animage.




Conheça os filmes curta-metragem de animação premiados na Mostra Competitiva deste 7º Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco!


O francês Peripheria, de David Coquard Dassault, faturou o Grande Prêmio Animage. O suíço Hypertrain, de Etienne Kompis & Fela Bellotto, e o paulista Quando os Dias Eram Eternos, de Marcus Vinicius Vasconcelos, venceram nas categorias melhor Curta Infantil e Curta Brasileiro, respectivamente.

A animação pernambucana, O Ex-Mágico, de Mauricio Nunes e Olimpio Costa foi o filme escolhido pelo público, que votava ao final de cada sessão.


Trailer



Seguem os premiados em cada categoria:

Melhor Curta-Metragem - Grande Prêmio Animage: Peripheria, de David Coquard Dassault (França)

Melhor Curta Infantil: Hypertrain, de Etienne Kompis & Fela Bellotto (Suíça)

Melhor Curta Brasileiro: Quando os Dias Eram Eternos, de Marcus Vinicius Vasconcelos (São Paulo/Brasil)

Prêmio do Público: O Ex-Mágico, de Mauricio Nunes e Olimpio Costa (Recife/Brasil)

Melhor Direção: Alan Holly por Coda (Irlanda)

Melhor Roteiro: Un Obus Partout, de Zaven Najjar (França)

Melhor Direção de Arte: The Deal, de Ewa Smyk (Polônia)

Melhor Técnica: Du Plomb dans la Tête, de Aurore Peuffier (França)

Melhor Som: Peripheria, de David Coquard Dassault (França)


O júri da Mostra Competitiva foi composto pelo diretor de animação pernambucano, Marcos Buccini, Carol Almeida, jornalista e crítica de cinema do Recife e o diretor francês, Sébastien Laudenbach, que esteve no Festival também para apresentar seu novo longa-metragem, A Menina sem Mãos.

"O prêmio de Melhor Curta de Animação do Animage foi para Peripheria. Um filme que sabe, a partir de um domínio completo da narrativa cinematográfica, montar sequências que nos conduzem pela história a partir das sensações que essas imagens provocam. Se usando de um cenário cercado pelas ruínas de um projeto de cidade modernista, o filme revela aos poucos, tanto a partir dos desenhos quanto a partir dos ecos de uma sociedade perdida, que esse projeto de desenvolvimento e progresso ruiu. Pela construção gradativa do mistério por trás do abandono, pelo uso de elementos cinematográficos como som e iluminação e por saber tão bem construir a tensão de uma história sem que nada precise ser dito", comenta o júri sobre o grande premiado desta edição.

Esta edição recebeu um número recorde de inscritos, foram 1057 curtas de 64 países. Desse total, foram selecionados para a competição 84 curtas-metragens de 29 países. Obras consagradas em outros festivais e vencedoras de algumas das maiores premiações do mundo, competiram com revelações e filmes realmente novos, ainda a serem descobertos.


Fonte: Cais - Comunicação e Cultura! Através de Tatiana Pugliesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário