sábado, 7 de janeiro de 2017

Arte 1 e Cine Group lançam série sobre o compositor Villa-Lobos.




No dia 9 de janeiro, às 21h, estreia no canal Arte 1 O Tempo e a Música: Villa-Lobos, segunda temporada de série documental sobre a história da música brasileira, desta vez com enfoque no compositor Heitor Villa-Lobos, em produção apresentada pelo pianista Marcelo Bratke, que também assina a curadoria.

“O projeto pretende revelar ao grande público as diversas faces do célebre compositor que protagonizou a criação de uma fisionomia própria para a música e para a cultura brasileiras”, revela Bratke.

A série traça um recorte biográfico do compositor, além de destacar o legado de sua obra no universo da música erudita brasileira e as influências da sua produção artística na música popular do país.

Produzida pela CINE Group e patrocinada pelo SESI, O Tempo e a Música: Villa-Lobos reúne oito episódios dedicados a diferentes etapas da vida de Villa-Lobos que destacam as principais fontes de inspiração e os temas que foram fundamentais para a construção do vocabulário musical e artístico do grande compositor. São eles:

1. Infância e Chorões

2. Saudades das Selvas Brasileiras

3. A Semana de Arte Moderna de 22

4. Villa-Lobos em Paris

5. O Folclore sou Eu

6. Villa-Lobos: o Educador

7. Villa-Lobos: Compositor sem Fronteiras

8. Os ecos de Villa-Lobos


Além de cenas históricas do compositor, a produção traz interpretações inéditas de suas obras e depoimentos de grandes nomes da música erudita e popular, bem como artistas e intelectuais da área cultural como Isaac Karabtchevsky, Turibio Santos, Arthur Nestrovski, Julio Medaglia, Fabio Zanon, Rosana Lamosa, Claudio Cruz, Edu Lobo, João Mauricio Galindo, Yamandu Costa, Roberto Tibiriçá, Irineu Franco Perpetuo, Ligia Amadio, Mariannita Luzzati, Zuza Homem de Mello, Nelson Ayres, Claudia Jaguaribe, Edgard Poças, Camila Titinger, Fortuna e Gilberto Tinetti, entre outros.


O Tempo e a Música: Villa-Lobos

Estreia: 9 de janeiro, às 21h

*Episódios inéditos às segundas-feiras, às 21h

Reprises: Quinta-feira, às 13h30 e às 23h30; e aos domingos, às 18h30


Sobre Marcelo Bratke

Recentemente aclamado pelo jornal The New York Times por sua interpretação de Villa-Lobos no Carnegie Hall, Bratke tem se apresentado com frequência nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, incluindo o Queen Elizabeth Hall em Londres, o Konzerthaus em Berlim, o Festival de Salzburg e o Suntory Hall em Tóquio, entre outras. Marcelo Bratke é o fundador da Camerata Brasil e está à frente do projeto "Villa-Lobos Worldwide" que divulga a obra de Villa-Lobos no Brasil e no exterior através de concertos, da gravação da obra completa para piano solo de Villa-Lobos pela gravado britânica Quartz com distribuição em 30 países e de seu célebre programa semanal da Rádio Cultura FM intitulado "Alma Brasileira".


Fonte: Assessoria de Imprensa do Arte 1 e Cine Group.

Nenhum comentário:

Postar um comentário