segunda-feira, 30 de março de 2015

Canal Curta :: Destaque na semana de 30 de março a 5 de abril.


Documentário ‘James Brown’ situa o grande artista dentro da História dos EUA.


‘À Margem do Concreto’, de Evaldo Mocarzel, mergulha no movimento sem teto e captura imagens de uma desocupação em São Paulo


Da música ao debate sobre a distribuição de moradias nas grandes capitais brasileiras, o canal Curta! traz na semana de 30 de março uma seleção de grandes documentários. Na Segundas da Música, os fãs de James Brown têm motivos de sobra para ficar ligados no Curta!. “James Brown”, do diretor Philip Priestley, aborda não só a vida de um dos mais talentosos músicos americanos, como traz também registros sobre a comunidade negra dos Estados Unidos entre as décadas de 50 e 60. Na Terças das Artes, o destaque é o filme “O Legado de Merce Cunningham”, de Marie-Hélène Rebois, sobre a carreira do coreógrafo americano e a batalha pela preservação de sua herança. E no dia 2 de abril, na Quintas do Pensamento, o vencedor da menção honrosa no festival É Tudo Verdade, “O Longo Amanhecer”, de José Mariani, analisa a carreira do economista Celso Furtado. O Sextas da Sociedade traz no dia 3 de abril o documentário “À Margem do Concreto”, de Evaldo Mocarzel, que acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo. É o segundo de uma tetralogia sobre São Paulo iniciada com “À Margem da Imagem”, sobre moradores de rua da cidade.


SEGUNDAS DA MÚSICA

“James Brown” (documentário)

“James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.

Diretor: Philip Priestley Duração: 56 min. Ano: 2008
Estreia: 30 de março, segunda-feira, às 23h
Horários alternativos: 31 de março, terça-feira, às 3h e às 17h / 1º de abril, quarta-feira, às 11h / 5 de abril, domingo, à 0h.

Classificação: Livre

TERÇAS DAS ARTES

“O Legado de Merce Cunningham” (documentário)

Três anos depois de sua morte, esse documentário mostra a extraordinária carreira de Merce Cunningham, o grande coreógrafo americano, e a batalha pela preservação de sua herança. Como garantir que seu trabalho viva, apesar de sua morte e do rompimento de sua companhia de dança? Advogados, curadores, dançarinos, músicos, arquivistas e professores de dança unem forças e enfrentam o desafio de implementar o Plano Legado de Cunningham, elaborado pelo coreógrafo antes de sua morte.

Diretor: Marie-Hélène Rebois
Duração: 52 min. Ano: 2012
Estreia: 31 de março, terça-feira, às 23h
Horários alternativos: 1º de abril, quarta-feira, às 3h e às 17h / Dia 2 de abril, quinta-feira, às 11h/ Dia 5 de abril, domingo, às 23h.

Classificação: 10 anos

CURTA! RELÂMPAGO: “Apocalipopótese - Guerra & Paz”

Manifestação pensada inicialmente por Hélio Oiticica - que propunha uma arte grupal, ao ar livre, longe da ditadura das galerias, onde o povo pudesse se manifestar livremente com participação nas ações propostas pelos artistas. Em julho de 1968, com curadoria do crítico Frederico Morais, foi realizada no Aterro do Flamengo, por três domingos consecutivos, aquela que seria primeira a manifestação de arte pública no Brasil, com a participação dos artistas mais representativos da vanguarda da época. A participação de Raymundo Amado seria inicialmente um vídeo-poema - uma cabine escura onde se projetava poemas sonoros - mas em conversa com Leonardo Bartucci (fotógrafo de cinema), ele resolve que sua participação seria registrando o momento histórico da manifestação num filme.

Diretor: Raymundo Amado
Elenco: Antônio Manuel, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Passistas da Mangueira, Pedro Escosteguy, Pietrina Checacci, Rogério Duarte, Sami Mattar, Torquato Neto, Vladimir Dias Pino

Duração: 6 min. Ano: 1968
Horários alternativos: 1º de abril, quarta-feira, às 2h47m e às 16h47m/ 2 de abril, quinta-feira, às 10h47m

Classificação: 12 anos

QUARTAS DO CINEMA

A VIDA É CURTA! – “O Gato sem Asas”, “O Tigre e a Gazela”, “Humor Amargo”, “Cildo Meireles”

Quatro curtas estão na programação desta semana. “O Gato sem asas”, de Pedro dos Anjos, faz um recorte do tenso relacionamento entre um patrão e sua empregada doméstica. “O Tigre e a Gazela”, de Aloysio Raulino, aborda as fisionomias, os gestos e as falas de mendigos, dos pedintes, dos loucos e dos foliões que passam pelas ruas de São Paulo. Os sons e imagens são ilustrados com extratos de Frantz Fanon. Já “Humor Amargo”, de Sérgio Santeiro, traz no elenco Hugo Carvana e Paulo José. A história se passa no auditório do Museu de Arte Moderna carioca e mostra um bate-papo entre dois amigos que trocam impressões sobre o cotidiano. Dividida em cinco esquetes, a produção reflete sobre as dores e as delícias de viver no Brasil dos anos 1970. O último, “Cildo Meireles”, de Wilson Coutinho, mostra os procedimentos do artista Cildo Meireles explanados por John Wayne.

Dia 1ª de abril, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: “O Gato sem Asas” – 2 de abril, quinta-feira, à 0h e às 14h

“O Tigre e a Gazela” – 2 de abril, quinta-feira, à 0h15m e às 14h15m / 3 de abril, sexta-feira, às 8h15m / 5 de abril, domingo, à 1h15m

“Humor Amargo” – 2 de abril, quinta-feira, à 0h35m e às 14h35m / 3 de abril, sexta-feira, às 8h35m / 5 de abril, domingo, à 1h35m

“Cildo Meireles” – 2 de abril, quinta-feira, à 0h45m e às 14h45m / 3 de abril, sexta-feira, às 8h45m / 5 de abril, domingo, à 1h45m

QUINTAS DO PENSAMENTO

"O LONGO AMANHECER - UMA BIOGRAFIA DE CELSO FURTADO" (documentário)

Uma análise das ideias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos de 1940. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil.

Diretor: José Mariani
Duração: 90 min. Ano: 2007
Dia 2 de abril, quinta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 3 de abril, sexta-feira, à 0h / Dia 5 de abril, domingo, às 3h30m

SEXTAS DA SOCIEDADE

“A MARGEM DO CONCRETO” (documentário)

“À Margem do Concreto” é um documentário sobre os Sem-Teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços. “À Margem do Concreto” é o segundo documentário de uma tetralogia sobre São Paulo iniciada com “À Margem da Imagem”, sobre moradores de rua da cidade.

Diretor: Evaldo Mocarzel
Duração: 85 min. Ano: 2005
Dia 3 de abril, sexta-feira, às 21h45m
Horários alternativos: Dia 4 de abril, sábado, às 2h15m e às 13h30m / Dia 5 de abril, domingo, às 8h30m / Dia 6 de abril, segunda-feira, às 15h15m

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional, os principais segmentos são música, cinema, dança, teatro, artes visuais, história, filosofia, literatura, psicologia, política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 76 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.

Saiba mais em: www.canalcurta.tv.br


Fonte: Agência Febre, através de Alice Pereira e Luana Paternoster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário