terça-feira, 17 de março de 2015

Curso com o Crítico de cinema, “Pablo Villaça”.


Crédito das fotos de Pablo Villaça: Felipe Adati





Crítico de cinema desde 1994, colaborou com publicações nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e a SET. Em 2002, tornou-se o único membro latino-americano a fazer parte da prestigiada Online Film Critics Society, sediada em Nova York. Publicou colunas em inglês no site Hollywood Elsewhere e atualmente colabora com o renomado Movie City News, além de ser o único brasileiro a ser citado pelo Rotten Tomatoes, o mais famoso portal de críticas da Internet. Em 2005, lançou seu primeiro livro, “O Cinema além das Montanhas”, biografia do cineasta Helvécio Ratton. Em 2001, venceu o prêmio teatral SESC-SATED de Melhor Texto Adaptado. Também foi apresentador e roteirista do programa Cinema em Cena, que foi ao ar durante dois anos pela TV Horizonte.

Atualmente, além de Diretor do Cinema em Cena (o qual criou em 1997), é também professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas em curso ministrado em mais de dez cidades em todas as regiões brasileiras ao longo de 30 edições. Em 2007, foi o único profissional estrangeiro, entre 15 convidados, a participar em Nova York de um seminário sobre Crítica promovido pelo jornal The New York Times e pelo Museum of the Moving Image. Em 2008, dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem A Ética, e foi um dos curadores da Mostra do Cinema Japonês, promovida para celebrar o Centenário da Imigração Japonesa. Em 2009, atuou temporariamente em Los Angeles, atendendo a convite especial, como diretor do International Film Institute.

Em 2011, foi convidado pelo crítico norte-americano Roger Ebert, um dos mais respeitados do mundo e vencedor do Pulitzer, para ser um dos críticos “Correspondentes Estrangeiros” em seu site oficial hospedado pelo jornal Chicago Sun-Times. No mesmo ano, foi chamado por Ebert para participar de um debate sobre Crítica Internacional na 13ª edição de seu festival anual ambientado na cidade de Champaign-Urbana, em Illinois, e também para conduzir uma entrevista com o cineasta Oliver Schmidtz sobre seu filme Life, Above All.

Em 2011, também foi eleito por seus colegas da OFCS para o cargo de Diretor da associação – o primeiro membro de língua não-inglesa a ocupar a função.

Em 2012, finalizou seu segundo curta, Morte Cega, e foi novamente convidado por Roger Ebert para participar do Ebertfest 2012 como debatedor na noite de abertura do festival, entrevistando o diretor de fotografia Stephen Goldblatt, duas vezes indicado ao Oscar, no palco do Virginia Theater. Participou também da mesa-redonda sobre Cinema Internacional e deu uma master class sobre “Film Studies” para os alunos da Universidade de Illinois como convidado especial da instituição.

Em agosto de 2012, foi convidado pelo Centro Universitário Isabella Hendrix, em BH, para ministrar a palestra “De Olhos Bem Abertos” como parte de evento organizado pela instituição. Já em outubro, atuou como curador da Mostra B.O., patrocinada pela Caixa Cultural, em Brasília, e ministrou uma palestra sobre Teoria e Linguagem Cinematográfica no dia da abertura do evento.

Em 2013, foi convidado pelo terceiro ano consecutivo para participar do Ebertfest, conduzindo um debate com o cineasta espanhol Pablo Berger ao lado do professor David Bordwell após a exibição do longa Blancanieves, sendo também um dos integrantes da mesa-redonda sobre vídeo-ensaios, no qual falou sobre a série “Cena em Detalhes”. No mesmo evento, prestou homenagem no palco do Virginia Theater ao ídolo, mentor e amigo Roger Ebert, falecido pouco antes, ao entregar à sua viúva um pequeno “livro de amor a Roger” compilado a partir das mensagens dos leitores brasileiros de Ebert.

Também em 2013, começou a viajar pelo país com um novo curso, Forma e Estilo Cinematográficos, criado a partir dos escritos do professor Bordwell, com o qual discutiu pessoalmente a estrutura e o conteúdo do novo módulo.

Em 2014, criou seu terceiro curso, “Decifrando o Padrinho: Uma Semana Apreciando o Poderoso Chefão”, com o qual passou também a viajar.

Em janeiro de 2015, foi o único profissional latino-americano a fazer parte de um grupo convidado pelo Ministério de Relações Exteriores do governo da Suécia para visitar o país durante o Festival de Gotemburgo a fim de conhecer os principais nomes e recursos da indústria cinematográfica local, da presidente do Swedish Film Institute ao diretor criativo do próprio festival. Ainda em 2015, lançará seu segundo livro: uma compilação de seus artigos e críticas publicados no Cinema em Cena e em seu blog pessoal.

Depois de cinco anos visitando todas as regiões do Brasil com os cursos de Teoria, Linguagem & Crítica e de Forma & Estilo Cinematográficos, que somaram mais de 2.000 alunos espalhados por 16 cidades, o escritor e crítico de Cinema Pablo Villaça, diretor do portal Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), um dos mais antigos do país, irá promover uma edição “bônus” voltada única e exclusivamente à apreciação de um dos maiores filmes da História do Cinema: O Poderoso Chefão. Obcecado pela trilogia de Francis Ford Coppola, o crítico passará uma semana – um total de 15 horas – dissecando todos os elementos narrativos da Parte 1, como, por exemplo:

Roteiro: a estrutura da narrativa, seus recursos de construção (pistas e recompensas, subtextos, o uso da ironia dramática, rimas, etc.), composição dos personagens e arcos dramáticos, etc.

Elenco: construção e características dos personagens, efeitos de maquiagem, estilos de diálogos, etc.

Fotografia: as sombras e os contrastes, a atmosfera, o uso das cores, os motifs, etc.

Design de produção: o cenário como elemento de informação, a construção do espaço e do universo dos Corleone, a evolução da Família e da narrativa através dos ambientes, os figurinos e os arcos dos personagens, etc.

Som: o uso dos temas, os ruídos diegéticos na construção da atmosfera, ADR, etc.

Montagem: a estrutura, o ritmo, alternância de eventos, rimas, o uso de elipses, etc.

E por ai afora. Além disso, abrirá espaço para análises em grupo de sequências específicas, fazendo o fascinante exercício de dissecação plano-a-plano para avaliar como certas passagens são construídas com precisão absoluta.

Esta é uma proposta que vocês não deveriam recusar.


LOCAL DAS AULAS:

Edifício Santa Cruz: Rua dos Andradas, 1234 – 8º andar - Centro

QUANDO: De 23 a 27 de março de 2015

Horário: das 19h às 22h


INSCRIÇÕES:

De 22 de janeiro a 20 de março de 2015 (ou enquanto houver vagas)

Informações sobre valores, formas de pagamento e procedimento para matrícula através do email pablo@cinemaemcena.com.br.

PÚBLICO-ALVO:

Cinéfilos amadores e “profissionais”; alunos de Comunicação; jornalistas e, claro, indivíduos que simplesmente amam o Cinema e a família Corleone. Não é necessário ter cursado os módulo 1 ou 2.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 15 horas/aula

INVESTIMENTO: Informações por email.

ATENÇÃO: Alunos que cursaram o “Teoria, Linguagem e Crítica” ou o “Forma e Estilo Cinematográficos” automaticamente ganham 10% de desconto no valor do curso à vista.

O material didático (guias de aula) e os certificados já estão inclusos no valor final.

Os interessados devem entrar em contato através do email pablo@cinemaemcena.com.br para que possam receber as instruções relativas à matrícula no curso.

NÚMERO LIMITADO DE VAGAS!!!


Fonte: Produtora Cultural - Carol Chaves Madureira

Nenhum comentário:

Postar um comentário