sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O SEGREDO DOS DIAMANTES, DO DIRETOR HELVÉCIO RATTON, SEGUE EM CARTAZ.




O Segredo dos Diamantes, novo filme de Helvécio Ratton, está em cartaz, em BH, SP, RJ e Brasília. Na telona, a história de Angelo (Matheus Abreu), um garoto de 14 anos, que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea) terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

Rodado em Minas, no Serro, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Guanhães, Moeda, Sabará e Belo Horizonte, O Segredo dos Diamantes consumiu quatro anos de trabalho e envolveu mais de mil profissionais. O longa é o oitavo de Ratton, que é referência quando o assunto são filmes para a garotada. De cenas dramáticas a aventura, com direito a belas paisagens e arquitetura colonial mineira, além de efeitos visuais sofisticados, o filme ocupa uma lacuna do cinema brasileiro que quase não tem opções do gênero.

O Segredo dos Diamantes tem produção da Quimera Filmes, co-produção da Teleimage e distribuição da Espaço Filmes.

Neste fim de semana, o filme chega a mais cidades no sul e nordeste.

Circuito comercial O SEGREDO DOS DIAMANTES

5ª semana - 15 a 21 de janeiro de 2015

BELO HORIZONTE
CINE BELAS ARTES
Sala 3 | 15h40

BRASÍLIA
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – BRASÍLIA
Sala 7 | 16h

RIO DE JANEIRO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – RIO DE JANEIRO
Sala 3 | 13h40

INSTITUTO MOREIRA SALLES
Sala única | 14h
Somente nos dias 17 e 18/01

CINE MANGUINHOS
Sala única | 15h15 – 19h

SÃO PAULO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA
Sala 4 | 13h50

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA
Sala 5 | 16h40

Pré-estreias – 17 e 18/01 (sábado e domingo)

FLORIANÓPOLIS - CINESPAÇO BEIRAMAR
Sala 5 | 18h

PORTO ALEGRE – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA
Sala 8 | 16h

CURITIBA – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA
Sala 1 | 15h30

TUBARÃO – ESPAÇO FAROL DE CINEMA
Sala 1 | 14h

JOÃO PESSOA – CINESPAÇO MAG SHOPPING
Sala 1 | 16h

SALVADOR – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMAS
Sala 4 | 15h30

História e aventura
A ideia de contar esta nova aventura para os jovens surgiu há tempos, logo depois de Ratton filmar A Dança dos Bonecos. "Quando fui filmar A Dança dos Bonecos, o ator que faz o avô da garota era de Diamantina. Era um senhor italiano, o Angelo Dettori, que morava na região. E ele sempre dizia que tinha uma história para me contar. Anos depois, em 1990, fui a Diamantina com a produtora do filme, Simone Matos, e procurei pelo seu Angelo", conta o diretor.

Seu Ângelo, então com mais de 70 anos, contou que havia passado a vida procurando por um tesouro perdido nas proximidades de Diamantina. "Era de um famoso roubo que tinha acontecido, de 18 pratos de diamantes. Na véspera deles serem mandados para Lisboa, foram roubados. Nunca mais se teve notícia", recorda Helvécio.

À surpreendente história de Seu Ângelo, Ratton uniu elementos de histórias que ouviu na infância e assim nasceu o argumento de O Segredo dos Diamantes. "Histórias de tesouros escondidos em Minas sempre foram muitas. Para fugir dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, muitos escondiam ouro e pedras. Uma vez quase derrubamos uma parede da casa da minha avó em busca de um tesouro", relembra ele, que convidou L.G.Bayão para assinar o roteiro. “'Um filme de aventura!', me dizia o Helvécio, empolgado. Voltei pra casa com aquilo na cabeça. Logo me vieram os enigmas, os livros com as mensagens escondidas, o tesouro escondido na gruta secreta... Percebi que quem tinha encontrado um tesouro tinha sido eu", declarou o roteirista.

Definido o roteiro, era a hora de escalar o elenco que daria vida aos personagens. Em centenas de testes em Minas, Rio e São Paulo, diretor e equipe encontraram os garotos Matheus Abreu (Ângelo), Rachel Pimentel (Júlia) e Alberto Gouvea (Carlinhos). "Eles foram incríveis. Matheus tinha feito um curso de teatro no Grupo Galpão e demonstrou uma maturidade incrível. Assim como Rachel, que eu conheci bem pequenininha, quando filmei com a mãe dela. E Alberto é ótimo, muito sagaz e carismático", analisa Ratton.

A direção de fotografia do longa ficou a cargo de Lauro Escorel e a direção de arte é assinada por Adrian Cooper. "O Segredo dos Diamantes, minha primeira experiência em um projeto voltado para o público infanto-juvenil, foi mais uma dessas experiências enriquecedoras. A construção da sua narrativa fotográfica partiu da ideia de pensarmos a cidade do Serro (MG), nossa locação como "uma máquina do tempo" na qual nosso personagem mergulhava", comenta Escorel. "Para isso, principiamos apresentando uma imagem próxima ao cartão postal para, em seguida, ir revelando o que se esconde por trás da aparente tranquilidade das fachadas do vilarejo do século 17. O passado e o presente se encontram neste filme", completa o diretor de fotografia.

Para terminar de construir a atmosfesra desta aventura, eram necessários efeitos visuais complexos e, ao mesmo tempo, realistas. O trabalho ficou a cargo da equipe do estúdio D2R. "O grande objetivo era desenvolver efeitos visuais hiper-realistas, que solucionassem na pós-produção algumas ações e passagens da narrativa que não poderiam ser criadas ao longo da filmagem", explica Arthur Furtado, da D2R.

Para completar, a canção tema do longa foi criada especialmente por Samuel Rosa. "Sempre quis trabalhar com o Skank, banda mineira que faz um som incrível e universal. E esta foi a chance perfeita, pois sua música tem tudo a ver com a ação e a aventura que vivem os garotos em busca deste tesouro", conclui Ratton.

Estratégia de lançamento
O Segredo dos Diamantes inova em sua estratégia de comunicação com duas ações de engajamento do público. A narrativa do filme também está disponível em tablets e celulares em um endless com O Segredo dos Diamantes – O game. Além disso, os espectadores participam da promoção O Segredo dos Diamantes, esse filme vale um tesouro, que vai sortear uma joia exclusiva, cravejada de diamantes.

O Segredo dos Diamantes dialoga com o público infanto-juvenil cada vez mais conectado, e extrapola os limites da narrativa ao levar os personagens desta aventura para outras plataformas. O game de aventura está disponível para download gratuitamente na loja Google Play, para dispositivos Android, e Apple Store, para dispositivos que rodam iOS. Até o fim deste mês, a cada semana, os três primeiros colocados no ranking vão receber prêmios exclusivos, incluindo um diamante de verdade. “O Segredo dos Diamantes – O game” é uma produção da Quimera Filmes, desenvolvido pela equipe da D2R Studios.

Durante todo o período em que longa estiver em cartaz, quem comprar um ingresso para assisti-lo concorrerá ao sorteio de uma joia com design exclusivo, criada pela artista Carla Abras e produzida pela Vianna Brasil, em parceria com o Sistema Sindijoias Ajomig e a Brillant Diamond do Brasil. Para se cadastrar na promoção, basta acessar o site www.osegredodosdiamantes.com.br e inserir o código do ingresso. Cada ingresso adquirido, seja no valor de meia-entrada ou inteira, dá direito a um cupom. O sorteio será realizado no dia em 28 fevereiro, com base nas dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal.

Helvécio Ratton – Filmografia
A Dança dos Bonecos (1986)
O Menino Maluquinho (1995)
Amor & Cia (1998)
Uma Onda no Ar (2002)
Batismo de Sangue (2007)
Pequenas Histórias (2008) O Mineiro e o Queijo (2011)

Ficha Técnica – O Segredo dos Diamantes

Direção Helvécio Ratton
Produção Simone de Magalhães Matos
Roteiro L.G. Bayão
Co-roteirista Dani Patarra
Fotografia Lauro Escorel, ABC
Direção de ArteAdrian Cooper, ABC
Montagem Mair Tavares
Efeitos visuais Arthur Furtado
Música André Baptista
Canção original Skank
Composição Samuel Rosa e Chico Amaral
Som André Cabelo e Gustavo Campos
Mixagem Martín Seltzer
Figurino Marjorie Gueller
Caracterização Tayce Vale

Quimera Filmes
Criada em 1989 por Simone Matos e Helvécio Ratton, a Quimera Filmes tem seu principal foco de atuação na produção de conteúdo audiovisual para todos os segmentos do mercado. Na área do cinema de longa-metragem, além de co-produções nacionais e internacionais, a Quimera produziu Amor&Cia., Uma Onda no Ar, Batismo de Sangue, Pequenas Histórias, O Mineiro e o Queijo, entre outros. Todas as produções foram muito bem recebidas pelo público brasileiro e internacional, além de premiadas em festivais de cinema no Brasil e no exterior.


O Segredo dos Diamentes

Hoje nos cinemas

www.osegredodosdiamantes.com.br

produção QUIMERA FILMES

co-produção TELEIMAGE

patrocinadores • VALE • Filme em Minas • CEMIG • Governo de Minas • BNDES • ELETROBRAS • BB DTVM • INVEST Seguradora • através da Lei do Audiovisual, ANCINE • GONTIJO, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais.

Apoio ANCINE - Prêmio Adicional de Renda

distribuição ESPAÇO FILMES

Apoio “Este filme vale um tesouro”

CARLA ABRAS, VIANNA BRASIL, BRILLIANT DIAMOND DO BRASIL e SISTEMA SINDIJOIAS AJOMIG


Fonte: A Dupla Informação, através de Fábio Gomides e Ariane Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário