terça-feira, 28 de julho de 2015

10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo - Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect.




A programação do 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo apresenta a oitava edição de sua seção competitiva Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect, com curtas e médias-metragens de graduação das mais importantes instituições do gênero. Ciba é a divisão ibero-americana do Cilect, Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et Télévision, entidade que reúne instituições de ensino superior de audiovisual.

O festival recebe ainda nesta edição o encontro anual da Ciba-Cilect e, no Seminário Internacional “Caminhos do Audiovisual Latino-Americano no Século 21”, uma das mesas discute a formação em cinema e audiovisual.

Este ano estão presentes 43 curtas-metragens, representando 22 escolas de sete países: Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México e Uruguai.

Do Brasil estão incluídos trabalhos da Academia Internacional de Cinema, ECA/USP, FAAP, Senac, PUC-Rio, PUC-RS, Unicamp, Universidade Anhembi-Morumbi, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Pará. O grande destaque brasileiro é “Nua por Dentro do Couro”, estrelado por Gilda Nomacce e selecionado para o Festival de Brasília.


Os títulos programados, com respectivas escolas, são os seguintes:

“21 A Mulher” (UBA / Argentina), de Andres Sucari (UBA / Argentina) - Maria Julia descobre uma infidelidade de seu marido no mesmo dia do enterro dele. Junto com sua amiga China, descobre que a melhor forma de superar essa amarga situação é ter relações com um homem.

“400 Malas” (CCC / México), de Fernanda Valadez - Magdalena parte em uma jornada para encontrar seu filho desaparecido no caminho da fronteira dos Estados Unidos. Acompanhada apenas pela sua vontade e suas memórias, Magdalena adentra um violento território – a rota da imigração no México.

“Abismo” (Enerc / Argentina), de Gisela Palaez - Laura encontra Santiago, um ex-namorado da sua juventude. Juntos eles relembram os tempos de universidade e refletem sobre no que as suas vidas se transformaram. Laura terá que escolher entre a redescoberta de um amor antigo e a reafirmação do amor do presente.

“A Bordo” (Anhembi-Morumbi / Brasil), de Davi Mello - Lúcia, grávida de seu primeiro filho, está se preparando para ser mãe solteira.

“Aniversários” (ECU / Uruguai), de Clara Lezama - Um mesmo homem, muitos aniversários, o mesmo pesadelo.

“Ao Morrer La Vie” (CUEC / México), de Alejandro Argüelles - Uma frustrada história de amor entre dois personagens mergulhados em sua solidão: Fernando e a Morte.

“Armat Jakawinaka – Vidas Ausentes” (AIC / Brasil), de Ronald Dimer - Rosa é uma boliviana imigrante em São Paulo, grávida de um desconhecido. Ela decidiu não voltar.

“A Vida em Ruínas” (ECYTV / Colômbia), de Maria Paula Jiménez e Cindy Parra - 17 de dezembro de 2010. A chuva deslocou as montanhas; as casas mergulharam sob a lama; Gramalote foi engolida pela terra. As músicas de Natal acabam na procissão de muitas famílias exiladas, como a do Senhor Sabas e Dona Victoria.

“Bauness” (Enerc / Argentina), de Santiago Rodriguez - Sexta-feira à noite em Buenos Aires, Ramiro e Julieta voltam para casa depois da festa de um amigo em comum. Eles se tornam mais próximos ao passar mais tempo juntos.

“Carina” (CCC / México), de Sandra Reynoso - Carina tem 8 anos e gosta de rock’n’roll. Sua vida muda completamente quando ela acredita descobrir que a sua nova professora é a mesma mulher que ela havia visto na revista erótica de seu pai.

“Chefe do Deserto” (CUEC / México), de Alejandro Ramírez Collado - Um homem mora na imensidão do deserto.

“Clara e a Lua” (USP / Brasil), de Beatriz Pomar - Numa tentativa de se aproximar do pai, Clara o convence a lhe contar uma história sobre a Lua. Os seres fantásticos da fábula passam a aparecer na vida dela e a ajudam a encontrar um novo final para a história do pai.

“Deixe-Me Ir” (Iberoamericana / México), de Giuliana Tommasi - Frida e Adrián vivem o presente com saudades do passado. Enquanto ele mergulha na depressão, Frida enfrenta diferentes cenários que provocam nela emoções contraditórias, levando-a a momentos críticos de indecisão que resultam em atitudes que ela não poderá desfazer.

“Depois do Dia” (CUEC / México), de Marusia Estrada Zepeda - Clara, uma jovem solitária que trabalha em um estacionamento, precisa viver de noite fugindo dos raios de sol, porque tem medo deles desde criança. A saudade que Clara sente da luz é tão intensa que a leva a ter um encontro incomum e inesperado com ela.

“Deshoras” (Incine / Equador), de Maryoly Ibarra.

“Distância” (ECYTV / Colômbia), de Alirio Cruz - Ela foi ensinada a satisfazer as necessidades de seu marido. Ele foi ensinado a satisfazer as necessidades de sua casa. Ele não pode viver se ela não está presente.

“Dormente” (UBA / Argentina), de Vinko Tomicic - Um jovem boxeador vive entre o ginásio e sua casa. Seu pai, entregue à bebida e às corridas de cavalo, deposita nele suas esperanças de sair da angustiante rotina.

“Enfrentar Animais Selvagens” (Ucine / Argentina), de Jerónimo Quevedo - Miss Chile 1985 foi sequestrada por Tarzan, rei da selva e expoente máximo do comando patriótico “Manuel Rodríguez”, contrário a Pinochet.

“Entre a Terra” (UBA / Argentina), de Sofía Quiros - Marta morou sempre na mesma casa em total isolamento. Maya, uma jovem viajante, instala-se no terreno ao lado. Quando os limites que as separam se dissolvem, ocorre um ritual inesperado através do qual Marta enfrentará seu medo mais profundo.

“Entre Casas” (Senac / Brasil), de Luden Viana - Após ter sua casa invadida, uma família começa a buscar métodos de se proteger de ameaças desconhecidas, que acabam transformando não somente a casa como eles mesmos.

“Entre Mimos e Palhaços” (ECU / Uruguai), de Karen Antúnes - Um esbarrão ao acaso irá cruzar os destinos dos protagonistas em uma festa de aniversário infantil.

“Estela” (EICTV / Cuba), de Joacenith Vargas - Estela tem 52 anos e vive fechada em si mesma, evitando o contato com os outros. Um pequeno ato de humanidade faz com que ela entre na casa de um vizinho com demência senil. Apesar de tudo, ela não sairá ilesa.

“Flerte” (Unicamp / Brasil), de Samuel Mariani - Entediada numa sala de espera, Ana começa a flertar com o recepcionista. Mas o clima de sedução logo é perturbado por uma onda de sangue, vômito – e um chute mortal.

“Inmentis” (Ucine / Argentina), de Francisco de la Fuente - Um homem que viaja em uma estrada se vê preso na mesma situação em um posto de gasolina e será vítima de um estranho acidente na estrada repetidas vezes.

“Inserir Título Aqui” (Incine / Equador), de Miguel Domínguez - Um casal luta entre a paixão e a dor da separação.

“Look” (Unicamp / Brasil), de Rafael Bizzarro - Monã costura sob sua árvore, quando um par de sapatos, amarrado a um paraquedas, passa por ela. Curiosa, a jovem o segue, mas, ao vesti-lo, seu pequeno pote de lembranças desaparece. A jovem é então levada a um mundo novo.

“Macapá” (UFMA / Brasil), de Marcos Ponts - Foi em São Luís? Não, em Macapá.

“Não Regresse Nunca” (CCC / México), de Leonardo Díaz - Dois amigos do interior decidem começar a trabalhar, sem medir as consequências que vão ter de enfrentar. Eles não podem voltar ao que eram.

“Nó” (EICTV / Cuba), de Juliana Gabriela Gómez Castañeda - Juan Rafael Clavel é um homem de idade que mora sozinho nas montanhas. Convive com a lembrança de sua mãe, em companhia de seus animais.

“Noite de Sorte” (PUC-RS), de Rodrigo Barrero - Um homem de sorte. Uma mulher morta. Um policial na porta. Algo deu errado. O culpado? Quem se importa? Quando se está a um passo da morte?

“Nua por Dentro do Couro” (UFPEL / Brasil), de Lucas Sá - Em um condomínio habitacional residem uma mulher rancorosa e solitária, e uma garota alegre, que após sofrer uma infecção no olho esquerdo, com necessidade de cirurgia, descobre que é portadora do vírus HIV. Para disfarçar as marcas na cirurgia, suas amigas decidem desenhar o formato de um olho para ela usar no rosto. Filme selecionado para os festivais de Brasília, Vitória, Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte e Goiânia Mostra Curtas.

“O Asfalto” (USP / Brasil), de Pedro Cortese - Celso é um paisagista quieto e introspectivo que passa por um momento difícil com sua namorada. Um dia, na volta do trabalho, ele se depara com uma mulher atropelada.

“O Inimigo” (EICYV / Cuba), de Aldemar Matías - Em um centro de fumigação, Mayelín dedica-se a multar os cidadãos que desobedecem às normas sanitárias. Além de combater a dengue, disciplina seus trabalhadores – mas ela precisa aprender como se exerce a autoridade.

“O Olho de Macondo” (ECYTV / Colômbia), de Andrés Sandoval – O filme busca a origem da foto perfeita, em uma viagem a Macondo, a terra que viu nascer o fotógrafo Leo Matiz: revelando seus últimos passos, encontrando os testemunhos dos poucos moradores locais que o conheceram em vida e revolvendo as lembranças de sua infância.

“Por Falar em Arte e Museu” (UFPA / Brasil), direção coletiva - Adolescentes e pré-adolescentes que integram um grupo de teatro de uma comunidade carente do bairro mais populoso de Belém saem para visitar uma exposição de arte. A história dessa visita cheia de descobertas acaba tendo muito o que nos dizer sobre arte e museu.

“Retratos da Histórica Vila Maria Zélia” (FAAP / Brasil), de Patrícia Helena dos Santos - Os vestígios do passado e do presente nos registros cotidianos da Vila Maria Zélia, pioneira vila operária da cidade de São Paulo.

“Roqueiro Reyes” (Ucine / Argentina), de Romina Cohn - “Roqueiro” Reyes, um ex-lutador de luta livre, é um homem forte, orgulhoso e nostálgico. O passado de glória como estrela das lutas continua presente em sua memória e a todo momento. Roqueiro Reyes deverá enfrentar sua realidade.

“Serra do Caxambu” (Puc-Rio / Brasil), de Márcio Brito Neto - A interação entre os jongueiros do quilombo São José da Serra e o Grupo Cultural Jongo da Serrinha é focalizada ao lado da relação social dos quilombolas com a dança, através dos depoimentos de jongueiros, descendentes diretos de negros escravizados.

“Traviata” (Enerc / Argentina), de Merecedes Arturo - Era uma vez, um pequeno teatro preparando a estreia de La Traviata. Mas para Brigid, a primeira soprano, tudo está dando errado. Ela não imagina que essa vai ser uma noite muito especial.

“Três Coelhos” (Iberoamericana / México), de Alvaro Díaz e Jaime Marquez - Ao se ver diante do assassino de seu tio, Julián enfrenta a decisão mais difícil de sua vida: perdoar a pessoa que destruiu sua vida ou vingar-se e assim fazer-lhe o mesmo mal que marcou uma criança inocente.

“Trevas” (UFF / Brasil), de Will Domingos - Dois visitantes chegam a uma cidade do interior. Juntos no mesmo lugar, alguns mergulhos solitários.

“Uma Bolha no Pé Esquerdo” (Unicamp / Brasil), de Rodrigo Faustini - A três dias da qualificação de seu mestrado, uma formação grotesca no pé de Nina rouba-lhe toda a concentração. O problema logo ganha novas proporções para a cosmóloga, enquanto certos mistérios acerca da natureza do universo ressurgem.

“Unbreakable Signs” (Puc-Rio), de Victor Clin - Chris pretende deixar A Vila onde vive, consciente de que terá que enfrentar aqueles-sobre-os-quais-não-falamos para fazer isso.


Serviço:

10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

30 de julho a 5 de agosto de 2015

Abertura: 29 de julho de 2015, quarta-feira, às 20h30, no Memorial da América Latina / Tenda Petrobras para o Cinema Latino-Americano

Locais

Memorial da América Latina / Tenda Petrobras para o Cinema Latino-Americano, Biblioteca Latino-Americana e Galeria Marta Traba - Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, portões 2 e 5, Barra Funda, tel (11) 2769.8098

Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira César, tel (11) 3087.0500

Cine Olido - Av. São João 473, Centro, tel (11) 3331.8399

Centro Cultural São Paulo / Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emílio - Rua Vergueiro 1000, Paraíso, tel (11) 3397.4002

Cinemateca Brasileira / Sala BNDES - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, tel (11) 3512.6111

Cinusp Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro 181 (Colmeias, Favo 4), Cidade Universitária, tel (11) 3091.3540

Cinusp Maria Antônia - Rua Maria Antônia 294, Vila Buarque, tel (11) 3123.5200

Reserva Cultural - Av. Paulista 900, Bela Vista, tel (11) 3287.3529

Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca - Rua Frei Caneca 569, Consolação, tel (11) 3472.2365

Centro de Formação e Pesquisa - Sesc - Rua Dr Plínio Barreto 285, Bela Vista, tel (11) 3254.5618

Inscrições para o seminário internacional: R$ 15,00, R$ 7,50 e R$ 3,50

Iniciativa: Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura

Realização: Memorial da América Latina, Secretaria de Estado da Cultura e Associação do Audiovisual

Patrocínio: Petrobras e Sabesp - Companhia de Saneamento Básico de São Paulo

Correalização: Secretaria Municipal de Cultura, Spcine e Sesc São Paulo

Apoio cultural: Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e Cinusp


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Alessandra Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário