quinta-feira, 16 de julho de 2015

Em julho sessões Em cartaz, na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.




A partir de julho teremos sessões Em cartaz. A ideia é apresentar filmes de várias épocas, nacionalidades e escolas. Documentários ou ficções. Em julho, em parceria com Sesc/RS, foram programados quatro filmes. Exibiremos José é Pilar (2011) de Miguel Gonçalves Mendes, documentário sobre a vida do escritor português José Saramago e sua esposa, a Jornalista Pilar del Rio. Exibiremos também Borboletas Negras, de Paula Von der Oest, que narra a história da escritora sul-africana Ingrid Jonker, que viveu na época do Apartheid, e que ficou conhecida quando Nelson Mandela leu o poema A criança que foi assassinada pelos soldados de Nyanga, no discurso de sua posse como presidente da África do Sul. Outros dois filmes entram Em Cartaz. Um anjo em minha mesa, de Jane Campion, baseado em relato autobiográfico da escritora neozelandesa Janet Frame, que assina junto com Campion o roteiro do filme. Para fechar a programação, exibiremos ainda O Marido da Cabeleireira (1991) (imagem acima), de Patrice Leconte, que concorreu ao César de melhor filme em 1991.

Tânia Cardoso e Giovani Borba, curadores.


O Quê: Em Cartaz

Quando: 20 de julho a 31 de julho

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Borboletas Negras (Black Butterflies, Alemanha, 2010, 100min) Dir. Paul Van Der Oest

20 de julho- segunda-feira - 16h
24 de julho- sexta-feira - 19h
27 de julho- segunda-feira - 16h
29 de julho- quarta-feira – 19h
30 de julho- quinta-feira - 19h

A vida de Ingrid Jonker, uma poetisa sulafricana, cuja natureza exuberante é destruída pela desgastante relação com seus amantes e a problemática relação com seu pai, o Ministro da Censura.


José e Pilar (Brasil, Portugal, 2011, 125min) Dir. Manuel Gonçalves Mendes

20 de julho- segunda-feira – 19h
21 de julho- terça- feira - 19h
24 de julho- sexta-feira - 16h
28 de julho- terça-feira - 16h
31 de julho- sexta-feira - 16h

A partir do registro do dia-a-dia da relação entre José Saramago e a jornalista espanhola Pilar Del Río, acompanhamos de forma intimista o casal em sua casa nas ilhas Canárias e em suas viagens pelo mundo. O ponto de partida é o processo de criação, produção e promoção do romance A Viagem do Elefante, desde o momento da construção da história em 2006 até o lançamento do livro no Brasil em 2008.


O Marido da Cabeleireira (Le Mari de la Coiffeuse,França, 1990, 82min) Dir. Patrice Leconte

21 de julho- terça-feira - 16h
22 de julho- quarta-feira- 16h
27 de julho- segunda-feira - 19h
29 de julho- quarta-feira - 16h
31 de julho- sexta-feira - 19h

Antoine (Jean Rochefort) é um homem de meia-idade, com alma de criança e obsessão desde a infância por cabeleireiras. Certo dia encontra a mulher de seus sonhos, a maravilhosa Mathilde (Anna Galiena).


Um Anjo em Minha Mesa (An Angel at My Table, Nova Zelândia, 1990, 158min) Dir. Jane Campion

22 de julho- quarta-feira - 19h
23 de julho- quinta-feira - 16h
28 de julho- terça-feira - 19h
30 de julho- quinta-feira - 16h

Baseado no relato autobiográfico de Janet Frame. Produzido para a TV em 1990, o filme narra em três partes a complicada trajetória pessoal da escritora neozelandesa Janet Frame (1924-2004), seguindo os três tomos de sua autobiografia publicada nos anos 80. A primeira parte, "Para a Terra do Ser", descreve a infância pobre e as dificuldades escolares num ambiente limitado, no qual suas habilidades poéticas passam despercebidas pela maioria dos professores, preocupados com disciplina.


Fonte: Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário