terça-feira, 28 de julho de 2015

Festival Varilux de Cinema Francês leva 110 mil espectadores aos cinemas em 2015.




EVENTO EXIBIU O MELHOR DA CINEMATOGRAFIA FRANCESA EM 49 CIDADES


Foram 110 mil pessoas. Esse foi o número de espectadores que prestigiou a edição 2015 do Festival Varilux de Cinema Francês em todo o Brasil. Um número 13% maior em relação ao ano passado. Rio de Janeiro foi à cidade com maior número de público – quase 18 mil -, seguida por São Paulo (12. 411), Recife (7.739), Florianópolis (4.931) e Salvador (4.583). “Samba” (imagem acima), de Olivier Nakache e Eric Toledano, foi o longa mais procurado pelo público, com mais de 15 mil espectadores. “Que Mal Eu Fiz a Deus”, de Philippe de Chauveron, ficou na segunda posição, com 13 mil espectadores, e “De Cabeça Erguida”, de Emmanuelle Bercot, foi o terceiro mais visto, com mais de oito mil espectadores.

Com produção da Bonfilm, o evento contou com a exibição de 16 filmes franceses, 15 deles inéditos no Brasil e o clássico “O Homem do Rio”. Além disso, o festival realizou também atividades paralelas, como a quarta edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e Recife, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca e ação educativa que levou exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.

O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Para Arnaud Ribadeau Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux - multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® -, empresa que patrocina o evento desde a primeira edição, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil a fora, inclusive em cidades fora dos grandes centros, nos dá a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirma o presidente.

Segundo o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.


Fonte: Agência Febre, através de Juliana Branco e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário